O Android 15 deverá ser oficialmente apresentado em maio, por ocasião da conferência Google I/O. No entanto, o sistema operativo já está a ser testado por vários utilizadores há algum tempo e isso permite-nos saber algumas das suas principais novidades.
Com isso em mente, hoje vamos olhar para as novidades mais interessantes presentes no Android 15. Estas são algumas das novas funções que a Google trará com este software e que certamente irão melhorar a experiência de todos os seus utilizadores.
1. Partilha parcial do ecrã
Um dos pilares do Android 15, segundo a Google, será uma melhoria da segurança e privacidade dos utilizadores. Nesse sentido, a inclusão desta funcionalidade é uma das mais interessantes desta versão do sistema operativo.
Tal como o nome indica, isto permitirá aos utilizadores gravar apenas uma parte do ecrã do smartphone ao invés de gravar todo o ecrã. Deste modo, poderás partilhar apenas o que fizeres numa aplicação sem mostrar ao mundo outro tipo de informações.
Ainda relacionado com este tema, as aplicações terão recursos para detetar quando estão a ser gravadas. Um mecanismo perfeito para detetar quando o ecrã do teu smartphone estiver a ser gravado sem o teu consentimento.
2. Espaço privado
Também relacionado com a privacidade dos utilizadores e dos seus dados, o Android 15 implementará o Espaço Privado. Este será um local onde poderás esconder aplicações e os seus respetivos dados.
Esta opção será muito semelhante ao que a Samsung já oferece com a sua Pasta Segura. Agora, todos os utilizadores do Android 15 poderão usufruir de algo semelhante, sem necessidade de utilizar outras aplicações.
3. Abrandamento de notificações
Receber muitas notificações da mesma aplicação pode irritar os utilizadores. Por isso, a Google está a testar uma função que irá baixar o volume quando uma app enviar demasiadas notificações consecutivas.
A primeira notificação chegará no volume normal, porém, as seguintes serão menos barulhentas. Ideal para aquela app que nos bombardeia constantemente com notificações de tudo e mais alguma coisa.
4. Notificações sensíveis
Para quem usa métodos de autenticação de dois fatores, eles sabem que os códigos são habitualmente enviados por mensagem para o smartphone. Pois bem, o Android 15 trará uma função que impedirá que outras aplicações consigam ler esses códigos.
Esta é mais uma função com elevada relevância para a segurança e privacidade dos utilizadores. Deste modo, deixará de ser possível a aplicações maliciosas recolher essas informações.
5. Arquivamento de aplicações
Esta função será ideal para quem estiver a ficar com pouco espaço na memória interna do smartphone. Com efeito, poderás remover aplicações pouco usadas da memória do teu equipamento, mas sem eliminar todos os seus dados.
Este método irá eliminar a maioria dos ficheiros de funcionamento da app, mas não aqueles que contêm os teus dados. Além disso, o seu atalho continuará a aparecer na tua lista de aplicações para que a possas restaurar rapidamente quando voltares a necessitar dela.
6. Partilha de áudio com vários dispositivos
Nas definições do teu smartphone encontrarás uma nova opção de partilha de áudio. Esta permitirá o envio de áudio do teu equipamento para vários auriculares em simultâneo.
Graças a esta função, poderás enviar a música que estás a ouvir para os auriculares dos teus amigos. Deste modo, não terás de partilhar auriculares já que cada um ouvirá o som emitido no seu. Importa, no entanto, sublinhar que esta opção deverá ser limitada a modelos compatíveis.
7. Janela pop-up das definições Bluetooth
Até agora, no menu de definições rápidas, o botão do Bluetooth permite apenas ligar / desligar este método de conectividade. Com o Android 15 será implementada uma nova janela pop-up com mais controlos.
Nesta janela terás mais controlos rápidos. Por exemplo, poderás ver que dispositivos estão conectados ao teu smartphone e rapidamente conectar ou desconectar algum deles.
Estas são algumas das novidades mais relevantes que já conhecemos do Android 15. Com a sua apresentação oficial ficaremos a conhecer as suas principais funções e descobriremos se a Google tem mais algumas surpresas para nós.