Nova patente da Apple pode trazer um smartphone com ecrã curvo e flexível

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Ao olharmos para os smartphones que têm vindo a ser lançados nos últimos anos, existirá verdadeiramente alguma evolução? Desde há um par de anos para cá que as marcas têm se limitado a aumentar as dimensões dos seus equipamentos e a substituir o hardware por um mais recente.

Talvez a última verdadeira revolução do mundo mobile tenha sido a introdução dos smartphones com laterais curvas, algo que durante bastante tempo achamos ser improvável. A Samsung deu o mote e agora marcas como a LG, BlackBerry e a Apple parecem querer seguir o mesmo caminho.

Recentemente a Apple consegui a aprovação de novas patentes, que nos mostram o que poderá vir a ser um smartphone com um ecrã de 360º. Esta patente foi inicialmente preenchida no ano de 2013, mas aparentemente só agora conseguiu ser devidamente aprovada.

O que esta nova patente nos mostra é a possibilidade de criar um ecrã não apenas curvo, mas também flexível. Imagina o que seria ter um smartphone totalmente feito de vidro, no qual o seu ecrã daria uma volta completa? Parece bastante futurista de facto, mas esta nova patente deixa a antever algo do género.

Com este tipo de ecrã seria possível aumentar a área utilizável de qualquer equipamento, sem ter de aumentar as dimensões estruturais do mesmo. Sendo possível criar uma espécie de cilindro, seria também possível criar um efeito 3D nas imagens. Os botões laterais físicos poderiam ser também eles substituídos pelo sistema Force Touch, já implementado no novo iPhone 6S e 6S Plus.

A acompanhar esta nova patente, foi ainda certificada uma outra que permitirá à Apple redesenhar o seu sistema de desbloqueio de ecrã. Ao contrario do que vemos atualmente, será possível utilizar toda a extensão do ecrã para criar uma sequência de desbloqueio. O número de toques que dermos num determinado local contará e aliado às potencialidades do Touch ID, poderá elevar a segurança dos nossos equipamentos para um nível bem mais elevado que o atual.

Resta agora saber quanto tempo levará a Apple a trazer estas novas potencialidades para o mundo real. Tendo em conta o tempo que ainda falta para o lançamento do novo iPhone 7, será que este novo terminal irá incluir algumas destas funcionalidades?

Talvez queiras ver:

  • Próximo iPhone 7 poderá ser à prova de água e de poeiras
  • Será que os Apple iPhone 6s e iPhone 6s Plus aguentam umas quedas sem partir?
  • A LG vai começar a fabricar ecrãs dobráveis para uma empresa “mistério” para competir com a Samsung e a Apple
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.