3 dicas do Google Maps que te podem dar muito jeito

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Possivelmente, utilizas o Google Maps no teu dia a dia. Seja em viagens de carro, ou até mesmo para andar a pé, a app indica-te os melhores caminhos. No entanto, pode haver alguns recursos da aplicação que, se calhar, ainda não conheces.

Nesse sentido, damos-te 3 sugestões que podem fazer a diferença, quando usas a aplicação.

1. Fazer download de mapas off-line

De um modo geral, costuma-se usar o Google Maps com os dados móveis ligados, sempre que vais a conduzir, por exemplo. No entanto, a novidade aqui é que a app de mapas em análise também pode funcionar sem acesso à Internet.

Como se pode ler no blog da Google, este recurso faz com que nunca te percas, mesmo em sítios com baixa rede. Faz de conta que viajas para longe: para evitar imprevistos, podes partir de casa já com o percurso completo no teu telemóvel.

Apenas precisas de seguir estes passos:

  1. Ir até à tua foto de perfil na app ou ícone inicial no canto superior direito

  2. Clicar em “Mapas Offline”

  3. Escolher a opção “Selecionar o teu próprio mapa”

  4. Aumentar ou diminuir o zoom, consoante a zona que pretendes abranger

  5. Clicar em “Transferir”

2. Partilhar a tua localização

Google Maps
Imagem Ilustrativa (via Copilot)

Por questões de segurança, partilhar a tua localização pode ser bastante útil. No Google Maps, há possibilidade dos teus entes queridos saberem onde tu estás e vice-versa. Imagina que um familiar vai fazer uma longa viagem de carro, por exemplo.

De forma a estar mais descansado, podes simplesmente ir acompanhando o trajeto do carro. Mais uma vez, o processo não é difícil, já que apenas tens de seguir estes passos:

  1. Ir ao ícone de perfil e clicar em “Partilha de Localização”

  2. Escolher quais os contactos que podem seguir a tua viagem

  3. Definir o tempo durante o qual o teu percurso pode ser seguido

Quanto ao terceiro ponto, imagina que a viagem só dura meia hora. Podes, por exemplo, pedir para o Maps apenas partilhar localização durante 1 hora, já que, depois disso, não será necessário.

3. Guardar o local onde deixaste o carro

Quem nunca teve dificuldades em lembrar-se onde deixou o carro? Por vezes, pode ser um problema e, para que tal não aconteça, o Google Maps tem uma ferramenta que te permite lembrar de onde ficou estacionado o veículo.

Para ativar este recurso, o processo é bastante simples. Só precisas de abrir a aplicação e clicar no ponto azul que mostra onde te encontras. Feito isto, deverás clicar na opção que diz “salvar estacionamento”.

Desta maneira, é tempo de aflição que poupas atrás do teu carro, na eventualidade de te esqueceres de onde ele anda.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.