Nova falha descoberta no iOS pode levar ao jailbreak de milhões de iPhone´s

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Foi recentemente partilhado no Twiiter, pelo utilizador axi0mX, uma falha de segurança que pode ser o "Santo Graal" para os amantes do jailbreak. Segundo o utilizador, esta falhapode levar ao jailbreak permanente de milhões de iPhone´s e iPad´s.

A vulnerabilidade em causa foi apelidada de checkm8 e é transversal a todos os smartphones da Apple desde o iPhone 4 até ao iPhone X. Adicionalmente, todos os iPads lançados entre 2010 e 2017 estão vulneráveis.

Falha de segurança em causa requer acesso físico ao equipamento

De acordo com a descoberta do utilizador axi0mX, esta falha de segurança apenas pode ser explorada através da entrada USB do dispositivo. Significa que terás de ter sempre o iPhone ou iPad em mãos para tirar partido deste exploit.

Isto é bom para sossegar todos aqueles que possam temer ficar vulneráveis a hackers depois desta descoberta. Nunca ninguém poderá entrar remotamente no teu iPhone através desta vulnerabilidade.

Segundo a fonte destas informações, a Apple nunca conseguirá corrigir esta falha. Por isso é que é avançado que tal pode levar ao jailbreak permanente de qualquer iPhone ou iPad afetado.

Ainda não foi lançado qualquer jailbreak para estes equipamentos

O utilizador que descobriu esta vulnerabilidade reforça que apenas partilhou a informação relativa à existência desta falha. Em momento algum ele partilhou com o mundo o jailbreak para os iPhone´s e iPad´s vulneráveis.

Esse passo terá de ser dado por outros programadores que queiram despender do seu tempo. A falha que deve ser explorada para tal já é pública e agora será da responsabilidade de cada um explorá-la ou não.

Afinal o que é o jailbreak?

O jailbreak foi o método encontrado para contornar as imposições que a Apple coloca nos dispositivos iOS. Realizando este processo, terás acesso total ao dispositivo, tal como acontece no "root" no Android.

Uma vez realizado este processo, poderá personalizar, modificar e gerir todos os ficheiros que estão dentro do equipamento. Isto é ainda útil para aqueles que querem instalar aplicações fora da App Store, método veementemente desaconselhado pela Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple avisa que teclados de terceiros no iOS 13 enviam informação sem autorização
  • Novos iPhone 11 vão avisar-te se for usado um ecrã não oficial numa reparação
  • Cuidado! Falha de segurança no sistema de pagamento da Apple pode expor os teu dados
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.