NOS triplica número de alunos em aulas de computação no ano letivo 23/24

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A NOS, em parceria com a ENSICO, acaba de anunciar uma expansão significativa do Projeto ZER01. Esta visa levar o ensino da computação a escolas de todo o país. O projeto que no seu primeiro ano beneficiou 400 alunos, triplicou a sua atuação. No ano letivo de 2023/2024 chegará a cerca de 1200 alunos.

O Projeto ZER01 pretende levar o ensino da computação a zonas geograficamente descentralizadas e com maiores desafios socioeconómicos. Neste segundo ano de implementação, o projeto abrangerá 54 turmas do primeiro e segundo ciclos. Estas são distribuídas por 13 escolas em agrupamentos de Arcos de Valdevez, Bragança, Gondomar, Vila do Conde, Mirandela e São João da Pesqueira.

NOS

Haverá formação certificada para professores

Para dar resposta ao aumento do número de escolas e alunos abrangidos, o projeto também está a investir na formação de professores das próprias escolas. Estes docentes, licenciados em Matemática e Educação Básica, estão a receber formação complementar especializada e acreditada pela Sociedade Portuguesa de Matemática. Assim, tornam-se Master Teachers, habilitados a ministrar aulas de computação nas suas escolas. Para o ano letivo 23/24, está prevista a formação de 45 professores.

Margarida Nápoles, Diretora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da NOS, sublinha a importância deste projeto. “Acreditamos no poder do ensino da computação para melhorar desenvolvimento cognitivo das crianças e jovens e para estimular a descoberta de novos interesses e competências. Para a NOS, esta é uma aposta de futuro e por essa razão temos a ambição de continuar a fazer crescer o Projeto ZER01, sendo nosso objetivo chegar aos 3000 alunos já no próximo ano letivo”, referiu.

Por sua vez, Luís Neves, cofundador e Presidente da ENSICO, destacou o envolvimento dos professores: “Este é um momento decisivo para a ENSICO. Estamos, pela primeira vez, a envolver os professores das próprias escolas na lecionação das aulas de computação. A adesão e entusiasmo dos professores nesta fase tem sido exemplar e contagiante".

NOS

Importância da computação no desenvolvimento cognitivo

A computação desenvolve o pensamento lógico, a capacidade de resolver problemas e ainda estimula a criatividade. O ensino desta disciplina visa dotar as crianças e jovens de competências para atuarem como criadores e empreendedores. Ao mesmo tempo que acompanham as mudanças e tendências sociais, económicas e tecnológicas.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.