iPhone 15 Pro Max não consegue derrotar Android no AnTuTu

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O iPhone 15 Pro Max chega, por estes dias, aos primeiros compradores. E isso significa, necessariamente, que começam a sair os primeiros testes ao seu desempenho fora da bolha da Apple. Um dos primeiros mostra que, no AnTuTu, não consegue derrotar o Android.

A plataforma de benchmark AnTuTu revelou os testes feitos ao iPhone 15 Pro Max, onde este conseguiu uma pontuação de 1 641 883 pontos na plataforma. O modelo em questão ostentava 8 GB de RAM de memória RAM e 1 TB de armazenamento, com o processador A17 Pro a comandar as operações.

iPhone 15 Pro com 1 641 883 pontos no AnTuTu. OnePlus Ace 2 Pro alcançou 1 733 703

Contudo, existe pelo menos um smartphone Android que já conseguiu melhor pontuação na plataforma. O OnePlus Ace 2 Pro alcançou 1 733 703 pontos no AnTuTu. O aparelho é comandado pelo Snapdragon 8 Gen 2, com 24 GB de RAM e 1 TB de armazenamento.

Apple iPhone 🍎 vs Android 🍭 flagship AnTuTu score comparison.iPhone 15 Pro Max - 16,41,883Bionic A17 Pro chipset OnePlus Ace 2 Pro - 17,33,703Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 chipset #AppleEvent #iPhone15Pro #OnePlus pic.twitter.com/IusyvSM27y

— Abhishek Yadav (@yabhishekhd) 19 de setembro de 2023

AnTuTu afirma que não é justo comparar pontuações do Android e iOS

A questão que se coloca é: será justo comparar o desempenho de dois dispositivos assentes em plataformas diferentes? Apesar da superior pontuação do Android, é o próprio AnTuTu a dizer que as pontuações são calculadas de forma diferente no iOS e Android.

“Nós achamos que se trata de uma comparação injusta”, escreveu o AnTuTu em comunicado. “Existem diferenças óbvias na kernel e desenvolvimento de linguagem do iOS e o Android. São dois softwares diferentes e os métodos de teste das duas versões são significativamente diferentes”, explicam.

Por exemplo, a versão do iOS usa a API Apple Metal nos testes de GPU. Já no caso dos smartphones Android, são usadas as APIs Vulkan ou a OpenGL ES. Os mecanismos de renderização são simplesmente diferentes.

Tudo para dizer que os resultados do teste do AnTuTu do iOS e Android não devem ser diretamente comparáveis. E se no caso do AnTuTu o Android é normalmente privilegiado, no caso do Geekbench acontece precisamente o contrário.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.