Nokia X50 quer afirmar-se como um dos melhores smartphones de 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Nokia tem novos lançamentos agendados para 2021, sobretudo para o segmento de gama média e alta. Após ter revelado os mais recentes modelos de entrada e gama média, a fabricante finlandesa terá reservado os melhores smartphones para o resto do ano.

De acordo com a publicação NokiaPowerUser, citando fontes próximas da tecnológica, além dos seis novos smartphones apresentados nos últimos meses, temos vários lançamentos prontos para o segundo semestre do ano. Entre eles podemos ter o Nokia 8.4 5G.

Os melhores smartphones Nokia chegam na segunda metade de 2021

New Nokia Mobile 5G smartphone (Nokia X50?) with 108MP rear camera in works targeted at Q3 2021 https://t.co/A7cXi8hIf1

— Nokiapoweruser (@Nokiapoweruser) 25 de abril de 2021

Trazemos à memória os últimos rumores que davam conta do desenvolvimento do sucessor para o Nokia 8.3 5G, um dos melhores smartphones da marca. O terminal contará com uma câmara fotográfica principal avançada, composta por 5 sensores.

Ainda de acordo com o relato da NPU, a penta-câmara será liderada por um sensor de 108 MP com óticas desenvolvidas pela ZESS e tecnologia de áudio OZO. No interior poderemos encontrar um novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 775G.

Note-se que este SoC será o sucessor do atual Snapdragon 765G, um "motor" de gama média-alta particularmente bom no quesito gráfico. Espera-se ainda que a próxima geração traga um grande salto incremental no desempenho geral dos seus núcleos.

O smartphone pode vir a chamar-se Nokia X50

Nokia smartphone

As demais caraterísticas técnicas apontadas para o Nokia 8.4 5G, ou Nokia X50 incluem uma bateria com 6 000 mAh de capacidade, valor muito acima da média de mercado. Esta célula energética pode ter carregamento rápido a 22 W, padrão mais comum.

Aponta-se também um ecrã de 6,5 polegadas com resolução Quad-HD+ e taxa de atualização até 120 Hz, não sendo conhecido o tipo de painel usado (IPS ou AMOLED), mas sendo este último o mais provável tendo em conta o histórico da Nokia.

Note-se ainda que o próprio nome do smartphone não está definido. Apesar de a fuga de informação apontar a nomenclatura Nokia X50, tal pode não passar de um nome de código, sendo igualmente provável a manutenção do atual esquema de nomes.

Por fim, contamos com a sua apresentação durante o terceiro trimestre de 2021. A tempestividade indicada coloca-nos assim atentos à IFA Berlim 2021, a realizar-se entre o fim de agosto e início de setembro próximo.

A todos os fãs da Nokia, podemos estar assim a cerca de 5 meses de um novo rol de lançamentos. Até lá, continuaremos atentos às fugas de informação.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.