WhatsApp prepara para introduzir a função mais pedida na app de mensagens

Rui Bacelar
Comentar

O WhatsApp introduziu no final de 2020 a possibilidade de enviar mensagens com validade limitada. Mensagens de texto e comunicações que, após algum tempo, desaparecem tanto do lado do destinatário como do remetente.

A mesma função foi popularizada com a Telegram, uma das primeiras a introduzir o conceito de mensagens que se auto-destroem. É um reforço do controlo dado ao utilizador, bem como um garante de privacidade, devendo receber grandes melhorias na WhatsApp.

Usas as mensagens temporárias do WhatsApp?

⏱ WhatsApp is testing a 24 hours option for disappearing messages!The feature will automatically delete messages after 24 hours. It's under development and it will be available in a future update for iOS, Android and Web/Desktop.https://t.co/Dr3gNgRcVA

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 25 de abril de 2021

Então temos boas notícias para ti. De acordo com a equipa da WABetaInfo, publicação sempre atenta aos desígnios da WhatsApp, há mais uma boa função a caminho da plataforma. Segundo o seu relato, poderemos controlar melhor a duração destas mensagens.

Recordamos que até ao momento estamos limitados a uma só configuração temporal para este tipo de mensagens enviadas através do serviço detido pelo Facebook. Assim, passaremos a ter mais controlo sobre "o tempo de vida" das mensagens em questão.

Note-se ainda que, de acordo com a fonte, esta mesma opção começa a ser testada na aplicação para iOS do WhatsApp. Aliás, a funcionalidade estará já presente na plataforma da Appla há cerca de um mês.

Mensagens com duração limitada a 24 horas para Android e iOS

Para a plataforma Android ainda não há novidades, mas será uma questão de tempo até também aí poderemos tirar proveito do novo controlo temporal. Note-se que estamos perante a possibilidade de definir a duração de uma mensagem para 24 horas.

Será, portanto, um menor tempo de vida para a permanência do conteúdo no dispositivo do destinatário. Até ao momento a duração predefinida é de 7 dias, podendo assim passar a um só dia.

Exatamente quando ficará disponível não é sabido, mas estando já a caminho da versão de testes, será uma questão de dias ou semanas. Isto claro, a menos que a plataforma do Facebook decida abdicar deste controlo.

A introdução desta opção, segundo fontes próximas da empresa, é uma consequência do feedback e pedidos dos utilizadores. Entre as críticas apontava-se o período demasiado extenso de uma semana (7 dias) para este tipo de mensagens.

O WhatsApp é atualmente a maior plataforma mundial de mensagens instantâneas, sendo usado por mais de dois mil milhões de utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.