WhatsApp prepara para introduzir a função mais pedida na app de mensagens

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp introduziu no final de 2020 a possibilidade de enviar mensagens com validade limitada. Mensagens de texto e comunicações que, após algum tempo, desaparecem tanto do lado do destinatário como do remetente.

A mesma função foi popularizada com a Telegram, uma das primeiras a introduzir o conceito de mensagens que se auto-destroem. É um reforço do controlo dado ao utilizador, bem como um garante de privacidade, devendo receber grandes melhorias na WhatsApp.

Usas as mensagens temporárias do WhatsApp?

Então temos boas notícias para ti. De acordo com a equipa da WABetaInfo, publicação sempre atenta aos desígnios da WhatsApp, há mais uma boa função a caminho da plataforma. Segundo o seu relato, poderemos controlar melhor a duração destas mensagens.

Recordamos que até ao momento estamos limitados a uma só configuração temporal para este tipo de mensagens enviadas através do serviço detido pelo Facebook. Assim, passaremos a ter mais controlo sobre "o tempo de vida" das mensagens em questão.

Note-se ainda que, de acordo com a fonte, esta mesma opção começa a ser testada na aplicação para iOS do WhatsApp. Aliás, a funcionalidade estará já presente na plataforma da Appla há cerca de um mês.

Mensagens com duração limitada a 24 horas para Android e iOS

Para a plataforma Android ainda não há novidades, mas será uma questão de tempo até também aí poderemos tirar proveito do novo controlo temporal. Note-se que estamos perante a possibilidade de definir a duração de uma mensagem para 24 horas.

Será, portanto, um menor tempo de vida para a permanência do conteúdo no dispositivo do destinatário. Até ao momento a duração predefinida é de 7 dias, podendo assim passar a um só dia.

Exatamente quando ficará disponível não é sabido, mas estando já a caminho da versão de testes, será uma questão de dias ou semanas. Isto claro, a menos que a plataforma do Facebook decida abdicar deste controlo.

A introdução desta opção, segundo fontes próximas da empresa, é uma consequência do feedback e pedidos dos utilizadores. Entre as críticas apontava-se o período demasiado extenso de uma semana (7 dias) para este tipo de mensagens.

O WhatsApp é atualmente a maior plataforma mundial de mensagens instantâneas, sendo usado por mais de dois mil milhões de utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple revela quantas AirTags podem ser ligadas ao mesmo Apple ID
  • Xiaomi: smartphone gaming da Redmi chega com algo nunca visto
  • iPhone 12 dominam vendas nos Estados Unidos. Mas há outro vencedor
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.