Android 12: pormenor que vai melhorar a tua interação com notificações

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Não se esperam revoluções no novo Android 12, a julgar pelas primeiras Developer Preview já disponíveis. Mas uma das novidades de design saltou à vista na mais recente DP3 (versão de testes do Android 12) é nas notificações.

A Google parece empenhada em continuar a melhor a experiência dos utilizadores no seu contacto com as atualizações. A primeira mudança chegou quando o botão de “silenciar” ficou mais acessível. Agora foi feito um ajuste às notificações empilhadas.

Como podes ver nas imagens partilhadas pelo Android Police, vemos a diferença entre o Android 11 e a Developer Preview 3 do Android 12. O contador de notificações de uma mesma app sobe agora para a seta clicável, que também ganha uma cor de fundo.

Anteriormente esse contador não estava propriamente escondido. Mas esta mudança estética chega claramente com o intuito de aumentar a sua visibilidade, evitando qualquer segundo perdido à procura.

Aparentemente a cor de fundo dessa zona tentará ao máximo ser consentânea com o resto do aspeto da estétitca de cada app. Com esta mudança também fica mais espaço para poder existir mais texto na notificação.

A nível pessoal, esta é uma mudança que me agrada à partida. Contudo, deves ter em conta que ainda se trata de uma Developer Preview do Android 12. Dessa forma, este design pode ainda sofrer alterações até à versão final disponível dentro de alguns meses para os todos os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Assistant no Android fica mais inteligente com esta novidade
  • Xiaomi Black Shark 4 mostra ao Asus ROG 5 e Legion Duel 2 como se faz
  • Xiaomi revela números impressionantes sobre as suas marcas
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.