A Nokia, Samsung e Xiaomi estão num bom caminho no que toca às atualizações dos seus smartphones. Segundo a CounterPoint estes são os fabricantes que mais equipamentos atualizados têm neste momento. Estamos a falar de terminais Android com a última atualização do Android 9.0 Pie e que foram vendidos nos último trimestre de 2019 até ao momento.
O trabalho da Nokia é de louvar porque contam com 96% dos seus terminais atualizados. Ainda assim, temos de perceber que este primeiro gráfico nos mostra smartphones atualizados na última geração do Android.
Nokia, Samsung e Xiaomi são os 3 primeiros
Assim sendo, de forma um pouco mais simples que este gráfico de cores. Vamos minimizar o gráfico com um resumo. O estudo revela apenas os smartphones que foram vendidos no final de 2018 até ao momento e as suas atualizações. O vermelho é a parte positiva, quanto mais vermelho tiverem as marcas, melhor.
- Nokia - 96%
- Samsung - 89%
- Xiaomi - 84%
- Huawei - 82%
- Lenovo - 43%
- OPPO - 35%
- VIVO - 18%
- LG - 16%
- Alcatel - 14%
- Tecno - 5%
- Outros - 15%
Quão rápido os fabricantes atualizam os seus smartphones
A próximo gráfico não é tão animador. Ainda assim, vemos que a Nokia atualiza 94% dos seus smartphones para a mais recente versão Android num prazo máximo de 12 meses.
Já a que se aproxima mais é a Xiaomi com 62% e em terceiro lugar a Lenovo 52%. A Samsung e Huawei chegam mais tarde. A Huawei dá-nos 40% dos seus smartphones atualizados passados 12 meses enquanto que a Samsung pouco mais de 12%.
Fragmentação Android é um problema
A Google bem tenta mas os fabricantes fazem o que quer e sobre tempo. A fragmentação do sistema Android é um problema e as atualizações são importantes. Não só pelas novidades estéticas e funcionalidades mas também para a segurança do utilizador. É uma pena não vermos marcas tão dedicadas quanto a Nokia em atualizar os seus terminais a tempo e horas.
Editores 4gnews recomendam:
- Câmara Google (GCam) tem pequena mudança de design na nova atualização
- Xiaomi Mi 9T Pro está com uma SUPER promoção que não vais querer perder (tempo limitado)
- Xiaomi Redmi Note 8 Pro bate resultado impressionante no AnTuTu Benchmark