Nokia Pure UI é a nova interface para os smartphones da marca

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Após a revelação de um novo logótipo no decorrer da MWC 2023, a Nokia apresenta agora o seu novo software. É tempo de ficarmos a conhecer a Pure UI, a nova interface que passará a vigorar nos smartphones e outros produtos da mítica marca finlandesa.

Desde a sua ressurreição pela mão da HMD Global que os dispositivos Nokia abraçam a ideologia do Android puro. Doravante, contudo, a empresa quer deixar o cunho no software dos seus produtos, numa tentativa de se destacar da concorrência.

Nokia Pure UI

A Pure UI chega para refrescar a aparência e software dos smartphones Nokia

Tal como se pode comprovar pelas imagens partilhadas, a Pure UI continua a ser uma interface limpa, minimalista e intuitiva. Ainda assim, nota-se alguma inspiração em alguns dos seus concorrentes, nomeadamente a One UI da Samsung.

A Nokia afirma que a sua nova interface foi desenhada para equipamentos digitais à prova do futuro. Com efeito, temos um sistema com a introdução de novos conceitos visuais e com maior alinhamento com o novo logótipo da empresa.

Nokia Pure UI

Desde logo notamos o redesenhar dos ícones de sistema, bem como os seus novos tipos de letras. Estas mudanças serão notórias por toda a Pure UI com foco na flexibilidade e capacidade de se adaptarem a vários tipos de dispositivos.

Quer isto dizer que a Pure UI não foi concebida a pensar apenas nos smartphones da Nokia. A empresa finlandesa quer que esta seja uma interface universal e que funcione noutros produtos como smartwatches, portáteis e mais.

Nokia Pure UI

Novas animações serão introduzidas com o lançamento da Pure UI. Segundo a Nokia, estas serão suaves e prazerosas de se ver, facultando uma experiência de utilização revigorante. Como não poderia deixar de ser, um modo escuro também estará disponível.

"A Nokia Pure é a mais recente atualização do design de sistema que evoluiu para produzir produtos digitais consistentes, flexíveis e preparados para o futuro. O sistema é composto por elementos fundamentais, componentes, modelos e diretrizes, facilitando a produção de uma nova expressão de marca, limpa e mínima para os produtos digitais Nokia B2B e Enterprise."

Infelizmente a Nokia não partilhou mais informações sobre as especificidades da nova interface Pure UI. Esperamos que mais informações sejam reveladas futuramente, possivelmente através do site oficial da Nokia Pure.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.