Nokia e Vivo assinam importante acordo de licenciamento de patentes

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Nokia anunciou hoje a assinatura de um acordo de licenciamento cruzado de patentes, de vários anos, com a Vivo. Este acordo prevê pagamentos de royalties por parte da Vivo à Nokia, bem como pagamentos retroativos referentes ao período de disputa legal.

Ficam resolvidas todas as pendências de litígios de patentes entre as partes em todas as jurisdições. Os termos específicos do acordo mantêm-se confidenciais, conforme terá sido acordado entre as duas empresas.

Jenni Lukander, Presidente da Nokia Technologies, expressou o seu contentamento com a execução deste acordo. Destaca-o como o sexto grande acordo de licença de patentes de smartphones assinado nos últimos treze meses.

“Com este acordo, estamos quase a concluir o ciclo de renovação de licenças de smartphones. Estes acordos sublinham a significativa contribuição da Nokia no desenvolvimento de tecnologias para a indústria dos smartphones, proporcionando estabilidade a longo prazo ao nosso negócio de licenciamento”, afirmou Lukander.

A executiva também enfatizou o respeito mútuo pelos direitos de propriedade intelectual que este acordo reflete. Salienta a posição de liderança da Vivo na indústria global de smartphones e a antecipação de mais inovações fruto da colaboração entre as duas empresas.

Xianwen Xu, Diretor Geral do Departamento de Assuntos Legais da Vivo Mobile, partilhou a satisfação da empresa em alcançar este acordo global de licenciamento cruzado com a Nokia. “Assinar este acordo reflete o reconhecimento mútuo e o respeito pelo valor das patentes de cada uma na tecnologia celular, além de desempenhar um papel significativo no fomento de um ambiente de desenvolvimento positivo dentro da indústria”, disse Xu.

Nokia tem mais de 6 mil famílias de patentes essenciais para o 5G

O acordo é consistente com as previsões divulgadas pela Nokia no seu Relatório Financeiro do quarto trimestre de 2023. A Nokia começará a reconhecer as vendas líquidas deste acordo, incluindo os pagamentos retroativos que cobrem os períodos de não pagamento, no primeiro trimestre de 2024.

A Nokia mantém a confiança de que a sua taxa de vendas líquidas anuais vai voltar a 1,4 a 1,5 mil milhões de euros a médio prazo. O portefólio de patentes da Nokia, construído com base em cerca de 150 mil milhões de euros investidos em pesquisa e desenvolvimento desde o ano 2000 e composto por cerca de 20 mil famílias de patentes, incluindo mais de 6 mil essenciais para o 5G.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.