Nokia e Honor celebram acordo de licenciamento de patentes 5G

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Nokia anunciou um acordo significativo de licenciamento cruzado de patentes com a Honor. Este acordo abrange invenções fundamentais de ambas as partes em tecnologias 5G e outras relacionadas com telecomunicações móveis. Os detalhes financeiros e específicos do acordo permanecem confidenciais entre as duas empresas.

Inovação e respeito mútuo são as palavras-chave do acordo

Susanna Martikainen, diretora de licenciamento da Nokia, expressou entusiasmo com o acordo. Enfatizou que este é o quarto grande acordo de licenciamento sem litígios que a Nokia celebrou no último ano. "Este acordo realça a força do nosso portfólio de patentes e as nossas décadas de contribuição nos padrões móveis", disse Martikainen.

Wenyu Zhou, responsável pela propriedade intelectual global da Honor, destacou a importância do respeito pelos direitos de propriedade intelectual e a crença da Honor no valor razoável da PI como um motor para o desenvolvimento da indústria móvel. "Este acordo demonstra o nosso compromisso com a inovação, já que permite uma vida inteligente em todos os cenários e para todas as pessoas", afirmou Zhou.

Impacto e alcance do portefólio de patentes da Nokia

A Nokia investiu mais de 140 mil milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento desde o ano 2000. Tal resultou num portefólio de cerca de 20 000 famílias de patentes. Daí, incluem-se mais de 6 000 essenciais para o funcionamento da tecnologia 5G.

A empresa contribui com as suas invenções para padrões abertos, licenciando-as em termos justos, razoáveis e não discriminatórios. Isto permite que outras empresas utilizem estas tecnologias sem investimentos substanciais próprios. O que fomenta inovação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.