Nokia C21 Plus e Nokia C21 são os novos smartphones Android da HMD Global

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A HMD Global deu a conhecer os mais recentes smartphones Nokia da gama C para 2022. São alguns dos telemóveis Android mais baratos a chegar ao mercado desde a introdução desta gama em 2022, tornando-se gradualmente mais populares junto dos consumidores.

Mais concretamente, as vendas de equipamentos da gama "C" já totalizam mais de 16% do volume de vendas da tecnológica nos últimos 5 anos. Agora, temos dois novos smartphones Android a reforçar este segmento e honrar o legado desta gama bem sucedida de dispositivos móveis.

Este é o novo smartphone Nokia C21 Plus

Nokia C21 Plus

O Nokia C21 Plus é uma séria melhoria face à geração anterior. Temos agora uma estrutura em metal para maior durabilidade, bem como a certificação IP52, resistência ao pó e água, abonando também a duração e vida útil do dispositivo móvel Android.

Este telefone tem um ecrã de 6,5 polegadas de diagonal com resolução HD+ de 720 x 1,600 pixeis com formato 20:9. É revestido por um vidro resistente, de marca não revelada. O software é o Android 11 Go da Google, com atualizações garantidas durante 2 anos.

Nokia C21 Plus

O seu "coração" é o processador Unisoc SC9863A (litografia de 28 nm, oito núcleos Cortex-A55 cores a 1,6 GHz, bem como a gráfica PowerVR GE8322 GPU). Temos ainda 2 GB, 3 GB ou 4 GB de memória RAM, além de 32 GB ou 64 GB de armazenamento.

O utilizador pode ainda tirar proveito da expansão de memória interna com recurso a cartão de memória micro SD, bem como conetividade dual-SIM. Vemos ainda um design cuidado para este smartphone com cantos arredondados e arestas disfarçadas.

Nokia C21 Plus

Temos ainda, na parte frontal, uma câmara de 5 MP que pode ser usada para desbloquear o smartphone. Em simultâneo temos um leitor de impressões digitais na traseira, ao centro. Além disso, temos uma câmara principal dupla de 13 MP + 2 MP e flash LED.

Algo bastante peculiar é o facto de existirem duas versões do Nokia C21 Plus. A primeira tem uma bateria de 5 050 mAh de capacidade com autonomia para até três dias de utilização. A segunda tem bateria mais leve de 4 000 mAhpara dois dias.

Nokia C21 Plus

Em todo o caso ambas as versões têm carregamento a 10 W e porta micro USB, uma escolha muito questionável em 2022, apesar de pelo menos termos um carregador incluído na caixa.

O mais acessível é o smartphone Nokia C21

Nokia C21

O Nokia C21 é o telemóveis mais barato, mas mantém grande parte das caraterísticas do modelo Plus. A saber, temos o mesmo ecrã de 6,5 polegadas, bem como o processador Unisoc SC9863A. As diferenças residem nos esquemas de memória RAM.

Mais concretamente, a escolha está limitada a 2 GB ou 3 GB de memória RAM, com 32 GB ou 64 GB de armazenamento interno (aqui tal como na versão Plus). Aliás, também temos a possibilidade de expandir este quesito com recurso ao cartão micro SD.

Nokia C21

Também o Nokia C21 receberá pelo menos dois anos de patches de segurança da Google e atualizações de software geral. Outra das grandes diferenças, contudo, reside na capacidade da bateria utilizada neste modelo mais acessível do telemóvel.

A saber, temos uma bateria de 3 000 mAh de capacidade, cerca de 25% a menos que a bateria de maior capacidade presente no modelo Nokia C21 Plus. Além disso, este modelo base suporta carregamento a 5 W (ainda mais lento) com entrada micro USB.

Nokia C21

Temos alterações também no quesito de fotografia e imagem com a câmara principal a ser de 8 MP (sensor único). Por outro lado, a câmara frontal permanece inalterada com 5 MP, estando também presente o leitor de impressões digitais.

Por fim, de momento não é conhecido o preço dos novos telemóveis Nokia, com chegada em breve ao mercado (data não especificada).

Welcome to Mobile World Congress Barcelona! You will find #TeamNokia at La Fira in Hall 3 and can follow the #MWC22 conversations in social media throughout the show. https://t.co/h8Bexiyq5o #5G #6G #sustainability #IoT #cloud #industry40 pic.twitter.com/T9Dt1CFlO2

— Nokia #MWC22 (@nokia) 28 de fevereiro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.