Nokia C2 (2022) é o novo smartphone barato, mas longe de ser perfeito!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A HMD Global deu a conhecer a segunda geração do Nokia C2, um smartphone extremamente acessível com caraterísticas renovadas para 2022. Fê-lo durante a abertura do Mobile World Congress (MWC) 2022 onde também revelou os novos Nokia C21.

Temos agora um produto competitivo com estrutura metálica e algumas melhorias, ainda que face ao modelo anterior, o C2 original, também existam sacrifícios para manter o preço em conta. Valerá a pena o investimento nestes produtos baratos em 2022?

Este é o novo smartphone Nokia C2 (2022)

Nokia C2 (2022)

A principal melhoria face ao modelo original é a utilização de uma estrutura metálica para o smartphone. A durabilidade acrescida, bem como a qualidade de construção, são reforços bem-vindos que farão a diferença durante a utilização diária.

Nokia C2

As demais caraterísticas, todavia, são uma desilusão. Em primeiro lugar, o ecrã de 5,7 polegadas passou de HD+ (720 x 1 440 pixeis) para 480 x 960 pixeis, padrão qHD, com o mesmo formato panorâmico 18:9.

Nokia C2 2

Em simultâneo a câmara fotográfica frontal de 5 MP foi substituída por um sensor de 2 MP (com flash LED frontal dedicado). Por outro lado, a câmara de 5 MP continua a marcar presença na traseira do Nokia C2 (2022), bem com o flash LED.

Estrutura metálica com especificações mais limitadas para 2022

Nokia C2

Os downgrades generalizados estendem-se também à capacidade de bateria no novo Nokia C2 (2022). Com efeito, passamos de 2 800 mAh para 2 400 mAh de capacidade no novo modelo deste dispositivo móvel, mantendo-se o carregamento a 5 W.

Por outro lado, este é um dos poucos smartphones que ainda possibilitam a remoção da bateria pelo utilizador. Para tal, basta remover o painel traseiro e podemos trocar a bateria em caso de necessidade.

Temos também a porta áudio jack de 3,5 mm para auscultadores, outro elemento raro em 2022.

Plataforma Android 11 Go Edition pauta o software do smartphone Nokia

Nokia C2´

O novo Nokia C2 utiliza um novo processador quad-core a 1,5 GHz (frequência máxima de processamento). No entanto, não temos mais informações sobre o seu chipset (fabricante e modelo).

Apontamos ainda a presença do sistema operativo Android 11 Go Editio da Google com a promessa de até dois anos de atualizações de segurança. Além disso, tem suporte para a conexão 4G LTE de categoria 4.

Este smartphone pode ser adquirido com 1 GB ou 2 GB de memória RAM, além de 32 GB de armazenamento. Em ambos os casos temos conetividade dual-SIM, bem como o suporte para cartões de memória micro SD para expansão do armazenamento.

A Nokia também lançou novos auriculares e auscultadores Bluetooth

Nokia

Temos ainda novos earbuds Bluetooth, os Nokia Go Earbuds 2+, bem como novos headphones Bluetooth, apelidados simplesmente de Nokia Headphones. Os auscultadores também estarão disponíveis com cabo, além da versão sem-fios (Bluetooth).

Em primeiro lugar, os auriculares TWS Nokia Go Earbuds 2+ têm autonomia para até 24 horas de reprodução de música e certificação IPX4 (resistente a salpicos). A caixa de transporte tem uma bateria de 300 mAh que pode ser carregada em 2 horas através da ligação USB do Tipo C.

Por fim, a Nokia não revelou o preço do novo smartphone, nem dos novos acessórios dedicados ao áudio. Estas informações devem ser avançadas pela empresa no decurso das próximas semanas, antecedendo a respetiva chegada ao mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.