Durante uma entrevista ao Gadgets, o gestor de portfolio da HMD Global fez uma confissão caricata. Pranac Shoraff afirma que os telemóveis Nokia tem uma nomenclatura confusa e que os utilizadores não conseguem perceber a diferença entre os modelos.
A HMD Global é a empresa proprietária da Nokia, responsável pelos seus telemóveis e catálogo dos mesmos. Eis alguns nomes de modelos, desde que começaram a incluir Android:
- Nokia 1
- Nokia 2
- Nokia 2.1
- Nokia 3
- Nokia 4.2
- Nokia 3.1
- Nokia 5
- Nokia 5.1
Se olharmos para o padrão, até faz sentido. Quanto mais alto o número mais altas as especificações. Contudo, os consumidores não sabem isso. Imaginemos a confusão de um consumidor numa loja ao ser confrontado com 10 ou mais modelos diferentes.
Nesse sentido, Pranac disse que a Nokia reconhece esse erro e irá mudar a sua estratégia para os nomes dos telemóveis no futuro. Uma solução podia ser a criação de uma sub-marca como a Huawei com a Honor e a Xiaomi com a Redmi.
Apesar dos nomes, os telemóveis Nokia conquistaram um lugar no mercado Android
Para o consumidor que não quer comprar telemóveis online ou apostar nas várias marcas chinesas, a Nokia tem uma boa oferta de telemóveis. A principal vantagem de comprar um Nokia atualmente é sem dúvida o Android nativo, quase inalterado.
Alguns dos modelos de entrada como o Nokia 3.1, trazem até o Android One, a versão pura do sistema operativo da Google. Recentemente, todos os telemóveis Nokia receberam o mais recente Android Pie.
Além disso, seja em que gama for, os Nokia tendem a trazer boa qualidade de construção com alumínio e metal na sua construção. A inclusão do Gorilla Glass para proteção do painel frontal traz ainda mais valor a estes telemóveis.