Nokia 9 - Novo smartphone topo de gama poderá chegar só em 2018

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A Nokia, desta feita sob a alçada da HMD Global, está finalmente de regresso ao mercado. Neste momento, o renascer desta marca já nos presenteou com propostas para os mais variados tipos de utilizadores. Ainda assim, todos esperam a chegada do novo Nokia 9, o segundo topo de gama Android da marca.

Os rumores em torno deste equipamento são bem mais alargados do que os inerentes ao Nokia 8. Durante muito tempo equacionou-se que o Nokia 9 seria o tão aguardado topo de gama da marca para o presente ano.

Vê ainda: Nokia 9.

Nokia 9 - o verdadeiro topo de gama que olhará de frente para a sua feroz concorrência

Olhando para o novo Nokia 8, vejo que a empresa finlandesa optou por jogar seguro. A HMD Global não quis apostar todas as fichas no seu novo topo de gama. Ao invés, optou por lançar algo a que os consumidores estão habituados, algo semelhante aos gama média que tem já no mercado e que têm agradado aos consumidores.

Para o novo modelo 9, espera-se que a marca arrisque um pouco mais, criando um equipamento que possa ser comparado diretamente com concorrentes como o iPhone 8.

Tudo indica que este novo equipamento da finlandesa possua um ecrã com margens diminutas, tal qual os modelos acima referidos. Desta forma, o seu ecrã deverá contar com dimensões mais avultadas, algo que já nos foi confirmado por um executivo da HMD Global.

Este equipamento deverá ser construído todo à base do metal, algo que já podemos ver no Nokia 8. É uma qualidade de construção que gera consenso entre toda a comunidade tecnológica. Já em termos de cores, este Nokia 9 deverá chegar em Azul, Cobre, Cinza e Preto.

Este smartphone contará com especificações dignas do seu estatuto

Depois de detalhada a parte da construção deste novo equipamento, é tempo de olharmos para as suas especificações. Também aqui a HMD deverá apostar em tudo o que de melhor o mercado tem para oferecer, estando assim ombro-a-ombro com os mais populares smartphones do mercado.

HMD deverá melhorar ainda mais as especificações do seu topo de gama

O atual modelo topo de gama presente no mercado tem já uma panóplia de especificações dignas do seu estatuto. Ainda assim, existem alguns pontos que os consumidores consideram dignos de melhorias.

Aqui podemos considerar um aumento da sua memória RAM para os 6GB ou 8GB, um aumento na dimensão do seu ecrã - isto para os que gostam de phablets -, entre outros. E a HMD poderá satisfazer estes desejos.

Em termos de processador, tudo aponta para que este Nokia 9 conte com o Qualcomm Snapdragon 835, atualmente o melhor processador para smartphones disponível no mercado. De seguida, teremos esquemas de memória que variarão entre os 6GB de RAM e 64GB de armazenamento, ou então 8GB de RAM e 128GB de memória interna.

No que respeita à sua câmara, a mesma deverá contar com duas lentes Carl Zeiss, tal qual o atual topo de gama. No entanto, não temos pistas sobre as especificações desta nova câmara dupla. Já quanto ao seu sensor de impressões digitais, o mesmo deverá ficar situado na parte traseira do equipamento, dada a redução das margens do seu suposto ecrã de 5.5 polegadas.

Preço e disponibilidade do futuro Nokia 9

Depois de conferidos quase todos os pormenores deste novo topo de gama, é altura de percebermos quando o mesmo chegará ao mercado e quanto o mesmo custará. Começando pela sua disponibilidade, fontes próximas da empresa finlandesa afirmam que não está planeado o lançamento de novos smartphones este ano.

Assim sendo, o novo Nokia 9 só deverá ser desvendado no início do próximo ano. Quanto ao seu preço de venda, o mesmo poderá fixar-se nos 650€. Um valor que, a confirmar-se, fará deste novo equipamento um dos topos de gama mais apetecíveis do mercado.

Esta é a mais recente compilação de todos os rumores que se conhecem relativamente a este Nokia 9. Todos eles não passam de mera especulação, logo deverás deitar uma pitada de sal em todas até que mais novidades surjam.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy Note8: fase de pré-venda já está a bater recordes

Apple iPhone 8 será mesmo o nome do novo smartphone da empresa

Google Play Protect já protege mais de mil milhões de Android’s

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.