Nokia 9 smartphone Android
Em 2017 assistimos a vários lançamentos de smartphones mas nenhum deles era realmente premium…

Ao longo de 2017 vimos a HMD Global a lançar no mercado vários equipamentos com o sistema operativo Android, todos eles com o icónico logótipo da Nokia. Tivemos o primeiro Nokia 6, um dispositivo de gama média, seguido pelo Nokia 5 e 3 para reforçar o segmento de gama baixa ou de entrada. Já em setembro foi a vez de conhecermos o Nokia 8, o smartphone de topo…ou quase…faltava-lhe um toque premium. Não no preço, mas no aspecto em si. Felizmente todos eles serão atualizados com o Android Oreo 8.0. Aliás, o smartphone mais poderoso, o Nokia 8, já o recebeu. Agora, esperamos pelo Nokia 9.

Nos últimos meses vimos ainda a chegada de dois novos modelos. Dois modelos específicos para os mercados asiáticos (e não só). Nokia 2 e Nokia 7 assim se chamam estas ofertas. Um é super económico e foca-se na autonomia de bateria, um dos velhos trunfos da marca. O outro, não sabemos bem em que é que se destaca. É um daqueles produtos meio termo que não é carne nem é peixe.

Vê ainda: 18 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

O Nokia 9 já é uma presença assídua no circulo de rumores em torno desta marca e aos poucos foram surgindo referências a este smartphone. Já em outubro o leakster OnLeaks nos mostrou um desenho 3D do suposto equipamento. Entretanto, muitas linhas foram preenchidas graças a este suposto topo de gama.

Nokia 9 chegará ao mercado já com o Android Oreo 8.0

Agora, foi a própria FCC a confirmar a sua existência. A agência norte-americana de regulação das telecomunicações acabou de certificar o smartphone Nokia 9 e o Android Oreo será apenas um dos seus trunfos.

Acima de tudo, o Nokia 9 tem que se libertar do passado. Se em 2017 a marca deu os seus primeiros passos no mercado dos smartphones e para tal se auxiliou na aura de saudade e misticismo que ainda perdurava, para 2018 precisamos de uma nova Nokia. Respeitei as escolhas da marca em 2017, ainda algo receosa e sondando o mercado. Com um design conservador.

Smartphone Nokia 9 Android Oreo 8.0
Registo deixado pelo dispositivo na FCC

Com linhas demasiado austeras para alguns palatos, nem mesmo o Nokia 8 conseguiu deslumbrar. Mas também, num ano em que vimos o Galaxy S8, o Honor 9 e iPhone X a chegar ao mercado, as nossas expectativas talvez estivessem demasiado altas. Sem menosprezar o valor implícito no smartphone em si. Era e é um topo de gama, só pecava pela memória RAM, tecnologia de ecrã empregue e pelo seu design algo conservador.

Nokia precisa de um smartphone Premium

Agora, para 2018 precisamos de um smartphone Nokia 9 mais irreverente. De preferência com um ecrã / display OLED (as diferenças sobre o IPS LCD seriam imediatamente bem recebidas), com 5.5 polegadas, fabricado pela LG.

Equipado já com o novo Android Oreo 8.0 como o seu sistema operativo e praticamente no seu estado puro. Isto é, sem adição de aplicações inúteis ou demasiadas alterações a este Android Oreo 8.0. Contaria ainda com uma dual-câmara na sua traseira de 12MP e 13MP, com lentes Carl Zeiss.

Nokia 9 Nokia 6 (2018) Android Oreo 8.0 smartphone
Este poderá ser o aspecto do próximo topo de gama da Nokia

Na parte frontal teremos, muito provavelmente, uma câmara de 5MP para todas as tuas selfies e video-chamadas. Já no seu interior é onde as coisas se complicam. Apesar de já utilizar o Android Oreo 8.0 e de supostamente ter uma boa bateria de 3250mAh ou 128GB de memória interna expansível há algo que me preocupa.

Nokia 9 precisa de um ecrã OLED e não só do Android Oreo

A utilização do processador Snapdragon 835, um ótimo e extremamente poderoso processador pode ditar a sua presença assídua nas prateleiras e não nos bolsos dos consumidores. E isto porquê? Bom, porque já não seria o modelo mais recente.

Já não seria a maçã mais cobiçada do mercado e já no ano passado tivemos esta mesma conversa. Não com um smartphone da Nokia mas com o topo de gama da LG, o G6. Também ele optou pelo processador do ano transacto, naquele caso o Snapdragon 821. A história não seria muito benevolente com este dispositivo.

Contudo, algo que poderá compensar ou mitigar a utilização de um processador que para todos os efeitos estará ultrapassado será a rápida chegada do smartphone às lojas. Caso a Nokia consiga fazer o que a LG não conseguiu, isto é, colocar o seu Nokia 9 rapidamente nas lojas, acredito que possa ser bem recebido.

Smartphone Nokia 9 terá que arriscar para surpreender

A seu favor o Nokia 9 utilizará o Android Oreo e poderá adotar o também ultrapassado formato 16:9. Caso tal aconteça seria preferível que a marca nem sequer lançasse este dispositivo.

Pelo menos que não lhe chamasse um topo de gama ou flagship. A qualidade de construção, qualidade fotográfica e utilização do Android Oreo só ajudam até certo ponto. Certo?

Para 2018 a marca precisa de perder o receio e arriscar. Isto implica um design mais arrojado e que consiga acompanhar as tendências do mercado. Começando pela utilização de um ecrã com margens reduzidas. Uma tela OLED. Utilizando o formato 18:9 e claro, mantendo a brilhante qualidade de construção a que já nos habituaram em 2017.

Acredito que a marca nos consiga surpreender mas para tal terá que arriscar e não se prender a formatos ultrapassados ou perfeitamente aborrecidos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Asus ZenFone Max Plus (M1) chegará às lojas com preço absurdo?

Samsung prepara bateria maior para o seu Samsung Galaxy S9

Samsung – Chegaram os Samsung Galaxy A8 e Galaxy A8+ 2018

Viaslashsleaks
FonteFCC
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).