Até o modesto Nokia 3.1 recebeu o Android Pie!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

A Nokia anda a esforçar-se para atualizar os seus equipamentos, até mesmo os mais modestos. Foi anunciado no Twitter que o Nokia 2.1, um dos seus modelos de gama de entrada, vai receber o Android Pie.

Este anúncio foi feito por Juho Sarvikas, CPO da HMD, proprietária da Nokia. Juho anunciou com entusiasmo a atualização na rede social, salientando os esforços da empresa em manter os dispositivos atualizados.

A verdade é que se olharmos para o calendário, o Android Pie foi lançado oficialmente em agosto do ano passado, com versões beta a surgir tão cedo como maio de 2018.

Se a Nokia consegue, por que não as outras marcas?

Assim sendo, estamos em 2019 e ainda há muitos smartphones que não possuem o Android Pie. Infelizmente, as razões são sempre as mesmas embora tenhamos de admitir que a situação já foi bem pior.

Em primeiro lugar temos a decisão das fabricantes de lançar smartphones com puro Android ou não. Fabricantes como a Samsung e Huawei não podem simplesmente receber a nova versão do sistema operativo.

Existe todo um processo de adaptação à "máscara" colocada pelas fabricantes, seja One Ui ou EMUI. Só esse motivo é razão suficiente para atrasar a implementação de uma nova versão do Android nos smartphones.

A verdade é que a Nokia foi bastante inteligente na sua jogada de atacar o mercado com equipamentos Android. Ao contrário de empresas em sarilhos como LG ou HTC, a Nokia decidiu conquistar a carteira do cliente.

Os equipamentos que a Nokia tem lançado possuem uma excelente relação qualidade/preço, sem dúvida. Se juntarmos a isso o Android puro e atualizações até nos modelos mais baratos temos uma receita para o sucesso.

É claro que a Nokia não irá competir tão cedo com as grandes marcas mas é uma forma de se manterem estáveis no mercado atual. Com cada vez mais concorrência (principalmente das marcas chinesas), as fabricantes precisam de algo que as destaque e incentive o consumo dos seus produtos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Gearbest confirma o hack de 280 mil contas! Confirma que não estás afetado!
  • Google Maps já está a receber a desejada funcionalidade, podes esquecer o Waze!
  • Aplicação do Twitter para Android e iOS torna mais fácil partilhar fotos!

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.