O presidente da NIO, Lihong Qin, confirmou numa entrevista coletiva online que a fabricante chinesa planeia introduzir a sua marca Firefly na Europa com preços abaixo dos 30 mil euros em 2025.
A estratégia de expansão da empresa está centrada em mercados europeus como Espanha, Itália e França, com o objetivo de oferecer carros elétricos mais pequenos e acessíveis. Isso visa tornar os carros elétricos mais acessíveis e competir com outras grandes marcas.
A NIO junta-se ao movimento de outros fabricantes chineses rumo à Europa
Conforme destacado pela Reuters, os planos da NIO para os seus lançamentos na Europa são mais um exemplo do movimento que os fabricantes chineses de veículos elétricos vêm fazendo nos últimos tempos, à medida que a procura diminui a nível interno.
A busca por capitalizar uma vantagem de custos em relação aos rivais ocidentais, coloca as marcas chinesas numa tentativa de conquistar quota de mercado frente a grupos como Stellantis ou Volkswagen. No entanto, essas marcas também estão de olho em veículos elétricos mais acessíveis.
Recentemente, o jornal alemão Handelsblatt afirmou que a Volkswagen (VW) estava a tentar uma parceria com a Renault para fabricar carros elétricos mais baratos, com um preço em torno dos 20 mil euros.
A Stellantis, que já fabrica carros de mais de 10 marcas, continua a ganhar terreno no mercado de veículos elétricos (VEs). Recentemente, a Citroën, uma das marcas sob a Stellantis, lançou o seu e-C3 com um preço inicial de cerca de 23.300,00€.
Apenas em Portugal, na sua fábrica em Mangualde, a Stellantis fez um investimento recente de 30 milhões de euros para iniciar a produção de veículos elétricos em 2024. Esta unidade, inclusive, registou um aumento de 10% na produção em 2023, mesmo com Portugal tendo uma queda de 4,9% na produção de automóveis.
Por outro lado, a NIO tem enfrentado dificuldades para competir com marcas como Tesla, Mercedes Benz e BMW na China. O novo investimento no mercado europeu pode representar uma estratégia para uma possível recuperação.
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