A consola portátil Nintendo Switch mudou o mercado dos jogos (provavelmente para melhor) com a sua solução híbrida. Deu-nos a possibilidade de jogar em casa, ligado à televisão, ou em qualquer lugar como se de um grande GameBoy se tratasse. A fórmula, audaz, foi efetivamente vencedora. Agora, contemplamos a chegada da Nintendo Switch 2 no início de 2024.
Entretanto seriam várias as concorrentes a colocar no mercado soluções equivalentes com o mesmo formato. Tome-se, por exemplo, a Steam Deck da Valve, bem como a ROG Ally, ou até mesmo a PS5 portátil que também já faz as suas rondas no mundo dos rumores e fugas de informação no mundo dos jogos.
Nintendo Switch 2 deve (mesmo) ser apresentada no início de 2024
Perante o sucesso e influência de mercado da Switch, não faltam alternativas a ser preparadas com o mesmo formato e design similar enquanto plataforma móvel de jogo. Porém, as atenções estão agora colocadas na próxima geração da consola nipónica.
Ao que tudo indica, a Nintendo já terá a próxima geração pronta para apresentação oficial, algo que deverá ter lugar durante os primeiros meses do próximo ano. Portanto, é agora uma questão de tempo até a própria Nintendo formalizar este anúncio.
Segundo consta, a consola deve chegar ao mercado com o nome comercial Switch 2, dando continuidade a esta fórmula de sucesso, muito provavelmente no primeiro trimestre do ano. Não obstante, aguardamos agora pela confirmação oficial das datas.
Data de lançamento volta a ser frisada, desta vez por uma fornecedora da Nintendo
Os novos detalhes chegaram à Internet pela mão da fabricante chinesa PixArt, uma das fornecedoras da Nintendo que já colaborou com esta na produção da Wii e da Wii U. Aliás, mais recentemente, também colaborou com a empresa japonesa na produção dos controladores dedicados, os Joy-Con.
A empresa chinesa terá garantido o fornecimento de componentes para a próxima consola Nintendo Switch 2, incluindo-os já no seu relatório financeiro.
Assim sendo, não temos efetivamente razões para duvidar da janela de lançamento, indo ao encontro dos rumores e fugas de informação até à data.
Importa ainda frisar que o relatório fiscal da empresa chinesa em apreço frisa o 1.º trimestre do próximo ano que termina a 31 de março de 2024.
Por isso, contamos com a apresentação da nova consola até esta data, ainda que não nos seja possível precisar a altura exata.
Teremos que esperar mais pela próxima Switch?
Por outro lado, certo é que não temos ainda uma confirmação oficial de novo hardware a ser lançado já em 2024. Aliás, o atual CEO da Nintendo, Shuntaro Furukawa, afirmou que a Switch estava apenas a chegar a meio do seu ciclo de vida apesar de já estar no mercado há alguns anos.
Ainda assim, o próprio Furukawa referiu que não existe novo hardware a ser lançado pela empresa japonesa até ao final do seu ano fiscal. Ora, este coincide com o exato dia 31 de março de 2024, pelo que uma apresentação de novas consolas pode fazer-se esperar até meados do próximo ano.
Próxima consola Switch pode ter tanto poder como uma PlayStation 4
Face ao exposto, é efetivamente provável que uma sucessora esteja pelo menos a ser estudada e preparada internamente. Com as declarações prévias de Furukawa a estender a vida útil da consola atual, poderemos ter que aguardar um pouco mais pela chegada da próxima Switch 2.
Em suma, é perfeitamente possível que as fornecedoras de componentes comecem a produzir esta consola antes da sua apresentação oficial. Tudo para que, logo após o anúncio, as mesmas possam chegar ao mercado nas quantidades desejadas.
Todavia, para já não podemos avançar qualquer certeza além do sucesso da atual geração desta consola portátil. Por fim, para a próxima geração aponta-se um novo processador ou SoC Cortex-A78AE de 2 GHz, com 16 GB de memória RAM e uma gráfica GPU NVIDIA Ampere com 1 024 núcleos CUDA.
Agora, é uma questão de aguardar pela pronúncia oficial da gigante nipónica.
Editores 4gnews recomendam: