Netflix Gaming já estreou na Europa com os primeiros jogos, mas há um senão

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Netflix é atualmente a maior plataforma de streaming de filmes e séries online, posição que pretende manter ao reforçar o seu catálogo com jogos inspirados em algumas das suas melhores produções. Este é mote para o novo segmento Netflix Gaming.

Fazendo assim justiça à sua fama de empresa inovador, a norte-americana trabalha há vários meses num complemento de jogos para o seu habitual catálogo de conteúdos. Agora, segundo os relatos, a secção gaming já chegou à Polónia com os primeiros jogos.

A secção Netflix Gaming estreou na Europa com 2 jogos

A Netflix definiu o acesso à Internet - e um dispositivo suportado - como únicos requisitos para desfrutar do novo conteúdo. Com efeito, bastando ter uma ligação à Net, teremos alguns títulos inspirados nas suas produções na secção Netflix Gaming.

Recordamos, a propósito, que no mês passado a empresa fez saber que começará a Netflix Gaming com jogos para smartphones e dispositivos móveis. Gradualmente, contudo, pretende expandir-se para jogos AAA num futuro próximo.

Hoje, sexta-feira (27) o serviço de streaming estreou a secção Netflix Gaming na Europa. Fê-lo, mais concretamente, na Polónia e com apenas dois jogos. Posto isto, de momento não será um tipo de conteúdo relevante para a maioria dos utilizadores.

Só para Android e com 2 jogos - Stranger Things: 1984 e Stranger Things 3

O projeto-piloto recebe agora a luz verde nesta nação europeia, ainda que esteja limitado a dois títulos e à plataforma Android. A saber, temos os jogos Stranger Things: 1984 e Stranger Things 3 a figurar já no catálogo da plataforma na Polónia.

Os novos jogos estarão visíveis na nova secção dedicada, tal como podemos ver pelas imagens e publicação partilhada pela filial polaca do serviço de streaming. No entanto, pelo menos para já, os jogos terão que ser instalados nos dispositivos móveis.

Futuramente a plataforma poderá adotar um modelo similar ao do Google Stadia, permitindo o streaming do jogo em si. Para tal, necessitam de uma infraestrutura sólida de apoio, algo que de momento parece não existir.

O utilizador é encaminhado para a Google Play Store

Assim que clicar nos jogos Stranger Things: 1984 e Stranger Things 3 é aberta a Google Play Store. A partir daí o utilizador pode fazer a instalação, mas note-se que os jogos não vão aparecer na lista de aplicações instaladas. Estarão, sim, na app Netflix.

Para os jogar, teremos então que abrir a aplicação Netflix, deslizar até à nova secção Netflix Gaming e aceder aos mesmos. Portanto, de momento a aplicação Netflix cumpre o papel de um agregador de jogos, vulgo game launcher.

Em síntese, o utilizador pode jogar jogos habitualmente pagos (premium) desde que tenha uma conta ativa na Netflix. Note-se ainda que a própria empresa está ciente do caráter rudimentar desta implementação provisória. Com efeito, a plataforma promete algo "maior" a chegar muito em breve.

A propósito, a empresa referiu que "é apenas o início, os primeiros dias, carecendo de muito trabalho nos próximos meses".

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: eis as possíveis datas de anúncio e lançamento dos iPhone 13 e iPhone 13 Pro
  • OPPO é a próxima grande fabricante a regressar ao mercado dos tablets Android
  • Xiaomi lidera mercado de smartphones em 22 países com novo recorde de receitas no 2.º trimestre
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.