Na semana passada, foi noticiado que o headset da Apple não ia contar com suporte nativo para YouTube e Netflix. Desta vez a notícia centra-se na razão pela qual a conhecida plataforma de streaming não alinhou na nova “aventura” da Apple.
As explicações foram dadas por Greg Peters, CEO da Netflix, numa entrevista ao site Stratechery e não são assim tão surpreendentes.
Netflix faz investimentos ponderados com retorno certo
De acordo com o responsável máximo da Netflix, a plataforma tem de “garantir que não está a investir em oportunidades que não estão realmente a fornecer retorno”. Por outras palavras, o serviço de streaming prefere fazer investimentos ponderados que apresentem um retorno positivo garantido.
Uma opção pouco surpreendente, tendo em conta o recente histórico financeiro da empresa.
Mas Greg Peters não fecha a porta ao novo dispositivo de realidade mista. Na mesma entrevista, o responsável revela que as duas empresas estão “em contacto permanente”. No entanto, neste momento o dispositivo Apple está direcionado para um nicho de mercado “que não é particularmente relevante para a maioria dos assinantes da Netflix”.
E os números confirmam as declarações de Peters. No primeiro fim de semana de reservas, estima-se que o Apple Vision Pro tenha registado um total de 180 mil unidades encomendadas.
Se tivermos em conta que o iPhone conta com milhões de unidades ativas, percebe-se que a Netflix opte por ter uma aplicação nativa para iOS, mas não tenha ainda desenvolvido uma para o visionOS (sistema operativo do novo headset).
Netflix só através do browser
Mesmo sem aplicação nativa, os utilizadores do Apple Vision Pro vão conseguir aceder à Netflix, mas são obrigados a fazê-lo através do browser. O mesmo equivale para o YouTube. Os utilizadores podem ver conteúdos de ambas as plataformas, navegando até aos sites de cada uma.
Tal como o CEO da Netflix disse, a qualquer momento as duas plataformas podem desenvolver aplicações próprias para o dispositivo de realidade mista.
Já a Disney+ seguiu o sentido exatamente inverso e desenvolveu um suporte para o Apple Vision Pro que conta com quatro ambientes diferentes, inspirados em temas emblemáticos da sua marca.