A Ipsos em colaboração com a Huawei realizaram o inquérito europeu de comportamento em saúde 2025 e as conclusões são claras: mais de 70% dos profissionais de saúde recomendam a utilização de um dispositivo inteligente para monitorização de saúde.
Smartwatches e smartbands deixam assim de ser uma moda passando à categoria de recomendados pelos especialistas.
83% dos profissionais de saúde fala no enorme benefício dos wearables

E se neste inquérito realizado a nível europeu, 72% dos profissionais de saúde recomendam a utilização de um wearable para monitorização de saúde, uma percentagem incrível de 83% fala do enorme benefício que este tipo de equipamento pode ter para uma pessoa.
Estes 83% de especialistas reconhecem que os wearables incentivam as pessoas a prestarem mais atenção e a cuidarem melhor da sua saúde. O estudo vai mais longe e mostra que a integração de tecnologia inteligente no uso comum está a “revolucionar” a forma como as pessoas e os profissionais veem a monitorização da saúde pessoal.
O reconhecimento é tal que, atualmente, 58% dos especialistas concordam que “os dispositivos inteligentes permitiriam que as pessoas gerissem proativamente a sua saúde e prevenissem doenças”.
O mesmo estudo europeu mostra que 78% dos profissionais acredita que os dispositivos inteligentes incentivam as pessoas a mudarem para um estilo de vida mais saudável.
Os indicadores de saúde que devemos monitorizar
No mesmo estudo, os profissionais inquiridos destacaram cinco principais indicadores de saúde aos quais as pessoas devem estar atentas. A saber: pressão arterial, ritmo cardíaco, níveis de oxigénio no sangue, eletrocardiograma e níveis de açúcar no sangue.
À exceção deste último indicador, todos os restantes são já monitorizados por smartwatches disponíveis no mercado. A maioria monitoriza o batimento cardíaco e a oxigenação no sangue enquanto muito têm já capacidade para fazer um ECG simplificado.
Quanto à pressão arterial, a própria Huawei tem sido pioneira na integração deste recurso de saúde nos seus wearables. Atualmente, tem disponível no mercado português, o Watch D2 que monitoriza a pressão arterial através de sensores dedicados e uma bracelete com uma bomba de ar. O 4gnews teve já oportunidade de testar o Huawei Watch D2 e podes consultar a informação completa.