Com a democratização dos sensores de impressões digitais nos smartphones, são cada vez menos aqueles que ainda usam palavras-chave para os bloquear. No entanto, se ainda usas este método, podes ter problemas caso te esqueças dessa credencial.
Felizmente, existem vários métodos que permitem ultrapassar o esquecimento da tua password. Para o caso de te encontrares nessa situação ou conheceres alguém com esse problema, eis três dicas que te ajudarão a ultrapassar esse problema.
É importante sublinhar, desde já, que são métodos legais e em alguns casos exigem uma conta Google configurada no smartphone. Além disso, poderás encontrar outras proteções de sistema pelo caminho, desenhadas precisamente para evitar que ladrões possam usar isto para controlar equipamentos furtados.
1 - Usar a funcionalidade "Localizar o meu dispositivo"
Esta é uma das melhores funções que a Google trouxe para o Android e, como te vamos explicar, não serve apenas para saberes onde está o teu smartphone. Através deste recurso, é possível ultrapassar o inconveniente de te esqueceres da tua password.
Esta é uma opção que necessita de uma conta Google previamente configurada no smartphone para funcionar. Além disso, tens de ter esta opção ativa no equipamento e, em seguida, dizemos-te como o fazer:
- Ir às Definições e escolher a opção Google
- Na secção "Todos os serviços" encontrar a opção "Localizar o meu dispositivo"
- Ativar esta opção
Com este recurso ativo, será possível fazer uma reposição do teu smartphone Android à distância. Para isso, segue os seguintes passos:
- Ir à página web do serviço "Localizar o meu dispositivo"
- Iniciar sessão com a tua conta Google
- Selecionar o teu smartphone
- Escolher "fazer uma reposição de fábrica do dispositivo"
- Confirmar a ação carregando em "Seguinte" e volta a introduzir as tuas credenciais Google
Assim colocarás o teu smartphone como se viesse de fábrica, ultrapassando o problema de não saberes a tua password. Nota que terás de configurar tudo novamente, incluindo voltar a instalar as tuas apps e jogos.
2 - Utilizar a opção "Bloqueio extendido"
Esta é uma opção que vem incluída nativamente no Android, sendo a sucessora da opção de desbloqueio inteligente. Ou seja, uma opção que permite usar dispositivos confiáveis - como smartwatches - para desbloquear o teu smartphone.
Uma vez mais, esta opção requer que a tenhas ativa previamente. Este recurso está embutido nas definições do teu smartphone, em rigor, na secção de segurança e privacidade.
O local pode variar consoante a versão do Android e a marca do teu smartphone, assim como a designação. Mas ela estará sempre num destes locais e saberás que estás no local certo quando te pedir o teu PIN para iniciar a sua configuração.
Lá dentro, poderás escolher entre as opções de deteção corporal, locais fidedignos ou dispositivos fidedignos. Ficará o teu critério escolher aquela(s) que melhor se adequa a ti.
3 - Restaurar as definições de fábrica do teu smartphone
O último método que te sugerimos é o mais radical, mas é ao mesmo tempo, aquilo que podes fazer no primeiro ponto. Mas neste caso o processo é feito localmente.
Para isso, terás de aceder às definições de arranque do teu smartphone. Na maioria dos equipamentos, isso pode ser feito carregando simultaneamente nos botões power e de baixar o volume quando ligas o smartphone. Em caso de dúvida, podes ir à internet ver como se faz no teu modelo.
Entrando nesse menu, deves escolher a opção de reposição. Mas atenção que isso apagará todos os dados do teu equipamentos, sejam documentos, fotografias ou aplicações. Neste caso, precisarás de saber as credenciais de acesso à conta Google utilizada na primeira configuração do equipamento.
Agora, já não tens razão para seres bloqueado pelo teu próprio smartphone. Se não te lembras da palavras-chave de acesso ao mesmo, usa um destes métodos para resolver a situação.