MWC 2023: o que podemos esperar do maior evento internacional de equipamentos móveis

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

Depois de alguns anos em stand-by devido às restrições originadas pela pandemia Covid-19, o Mobile World Congress regressa em força e vai abrir as portas a partir de amanhã, dia 27 de fevereiro até ao próximo dia 2 de março.

A edição deste ano tem já confirmada a presença de algumas das principais marcas de smartphones que vão apresentar oficialmente muitas e boas novidades. O 4gnews vai marcar presença neste evento internacional, mas enquanto as portas não abrem, deixamos-te aqui algumas das novidades que vão ser apresentadas.

Xiaomi: lançamento global da série Xiaomi 13, uma surpresa chamada 13 Lite e a nova interface MIUI 14

RSVP ⬇️ and discover everything #BehindTheMasterpiece at the #XiaomiLaunch.The #Xiaomi13Series and all the upcoming masterpiece products are on the way!🕓 Feb 26th, 16:00 (GMT+1)🟠📷🔴 loading...https://t.co/Gw4yYWA53p

— Xiaomi (@Xiaomi) 22 de fevereiro de 2023

A Xiaomi prepara-se para dar início a este grande evento com uma conferência de imprensa, marcada para o dia 26 de fevereiro, a véspera de abertura de portas deste certame. A marca chinesa vai aproveitar o cariz internacional do evento e lançar globalmente a sua muito aguardada série premium de smartphones Xiaomi 13 que inclui os modelos base e Pro.

Mas, ao que tudo indica, vai trazer também uma surpresa chamada Xiaomi 13 Lite. Como o próprio nome indica, trata-se de um novo elemento da família premium que terá especificações menos avançadas e um preço mais acessível.

Outros rumores indicam que a Xiaomi vai também apresentar e disponibilizar globalmente a nova interface MIUI 14, baseada no sistema operativo Android 13. Como não podia deixar de ser, a série Xiaomi 13 chega a executar já a nova interface.

Mas a marca chinesa tem ainda outras novidades. Poderá também apresentar nesta data os novos auscultadores Buds 4 e o Watch S2. Esta será uma das conferências com mais novidades apresentadas e o 4gnews vai dar-te a conhecer todos os produtos ao pormenor.

Honor lança primeiro dobrável da marca a nível internacional

No primeiro dia do evento, 27 de fevereiro, a Honor vai ocupar o palco principal para revelar as suas novidades. A estrela será o Magic Vs, visto que se trata do primeiro dobrável da marca a ter direito a lançamento global.

Outras notícias dão conta de que a Honor pode também apresentar oficialmente a sua série Magic5 que inclui o modelo base, o Pro e o Ultimate.

OPPO: presença no MWC 2023 sob o slogan “Inspire to Believe”

🎧 Next-level audio ❤️ Six-in-one family health monitoring The latest tech innovations from OPPO - and more to come tomorrow! #MWC23

— OPPO (@oppo) 22 de fevereiro de 2023

A OPPO é outra das presenças confirmadas em Barcelona. A marca criou até um slogan para a ocasião: “Inspire to Believe”. Quanto a produtos, podemos esperar ver o novo smartphone Find N2 Flip, o primeiro dobrável que a marca lança a nível global, na conferência de imprensa marcada para 27 de fevereiro.

É também esperado com alguma expetativa que a marca chinesa mostre a nova geração dos seus óculos de Realidade Assistida, OPPO Air Glass 2.

De resto, a marca terá também em exposição vários produtos direcionados para um modo de vida inteligente que podem ser testados durante o certame.

Realme: smartphone com o carregamento rápido mais célere do mercado

📺 #realmeGT3 is launching at #MWC2023. Get ready at 4PM (UTC+1) on Feb. 28th! Join and comment what you're looking forward to most!👇 https://t.co/WCZm01wtW6

— realme (@realmeglobal) 15 de fevereiro de 2023

Para o dia 28 de fevereiro está marcada a conferência da Realme e será nesta ocasião que a marca vai apresentar o smartphone GT 3 que conta com carregamento rápido de 240 watts. Esta será uma das novidades mais relevantes do evento, visto este passar a ser o terminal mais célere do mercado a carregar a bateria.

O modelo tem outros atrativos como o processador Snapdragon 8+ Gen 1 ou o ecrã OLED de 6,74 polegadas com uma elevada taxa de atualização de 144 Hz. Alguns rumores avançam que a marca irá também disponibilizar uma variante deste modelo com o carregamento rápido limitado aos 150 watts.

Nubia com novidades futuristas

Também a 28 de fevereiro a Nubia vai apresentar as suas novidades futuristas no MWC 2023. Desde logo a começar pelos Nubia Neovision Glass, os primeiros óculos de Realidade Aumentada da marca.

Não são conhecidos pormenores técnicos sobre o modelo; apenas se sabe que os novos Neovision Glass vai ter capacidade para integrar na totalidade a vida profissional, o desporto e o entretenimento.

Destaque também para a apresentação do Nubia Pad 3D que permite aos utilizadores usufruírem de tecnologia 3D, sem necessitarem de colocar óculos dedicados.

A incógnita Huawei

#MWC23 Barcelona is TOMORROW! Connect with us and discover the secret of #5G business success. Alongside industry titans and global experts, #Huawei is making ground-breaking progress for the future of tech. Register now: https://t.co/ajaxLsWl6r

— Huawei (@Huawei) 26 de fevereiro de 2023

Ainda que se debata com algumas dificuldades no mercado de smartphones, a Huawei vai marcar presença no MWC 2023. Mas não se sabe muito bem o que esta marca chinesa irá apresentar no certame.

Alguns rumores apontam para que seja nesta ocasião que vamos conhecer o smartphone dobrável Mate X3 que poderá incluir comunicações por satélite, tal como acontece no iPhone. Outros rumores apontam para que a marca vá apresentar o Huawei P60. Mas nada foi confirmado e teremos que esperar pela abertura do Mobile World Congress 2023 para saber o que facto irá a marca apresentar.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt