MWC 2023: esta será uma das grandes surpresas da Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A robótica e automação são dois dos vetores em que fabricantes como a Xiaomi mais têm apostado nos últimos anos. É aqui que a marca famosa pelos seus smartphones Android qualidade / preço tem demonstrado as capacidades do seu departamento de pesquisa e desenvolvimento (R&D) e contamos agora com mais novidades durante a Mobile World Congress, o MWC 2023.

Em questão estão os seus atuais robots como o "cão" CyberDog, bem como o robot humanoide CyberOne. A empresa de Lei Jun deverá colocar ambos em palco durante o próximo grande certame tecnológico em que a 4gnews marcará presença.

MWC 2023 arranca na próxima semana em Barcelona

Xiaomi MWC 2023

A atenção recairá particularmente sobre o robot CyberOne, repleto de sensores desenvolvidos pela própria Xiaomi. Entre estes temos o sistema Mi-Sense com uma visão tridimensional para avaliar o mundo em seu redor e conseguir navegar de modo ágil.

O robot consegue reconhecer, por exemplo, indivíduos, gestos particulares e até algumas expressões, além do espaço com visão 3D graças também aos seus algoritmos de IA. Ademais, o robot consegue identificar até 85 tipos de sons ambiente e classificar cerca de 45 emoções humanas.

Tudo isto com um ecrã frontal no seu "rosto" e cabeça, OLED, curvo, onde apresenta informações, desdobrando-se como forma de comunicação. É um dos projetos mais audazes da marca e deverá apresentar novidades durante a próxima edição da feira.

Cyberdog junta-se ao robot CyberOne no MWC 2023

Experience a #ConnectedFuture, from the greatest to the latest, through smart living technology.Hop on the tech ride, and see you at #MWC23!📍Hall 3 | 3N31, Fira Gran Via pic.twitter.com/cNxchbiIsy

— Xiaomi (@Xiaomi) 19 de fevereiro de 2023

A temática do futuro conectado pautará o evento de apresentação e respetiva participação da marca no MWC 2023. Aí teremos também o seu Cyberdog, um robot quadrúpede, fruto do trabalho da marca, avaliado em cerca de 1 540 dólares (preço internacional).

O robot pode ser controlado de três modos. Através da aplicação móvel (app), controlo por voz, bem como através de um controlo remoto próprio. De momento, a marca espera vender cerca de 1000 unidades deste seu robot.

Além disso, contamos também com novidades no segmento dos smartphones. Teremos a apresentação global dos novos Xiaomi 13, apresentados previamente na China, em dezembro último. Além disso, são esperadas novidades para a gama Redmi Note, entre outras.

Open for special requests. What are you anticipating at #MWC23?Pioneering technology and more, join us in Barcelona to experience innovative #ConnectedFuture tech!📍Hall 3 | 3N31, Fira Gran Via pic.twitter.com/je1qw5ObCY

— Xiaomi (@Xiaomi) 18 de fevereiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.