Motorola revela smartphone rolável como nunca viste (vídeo)

Bruno Coelho
Comentar

Os smartphones dobráveis eclodiram nos últimos anos no mercado, com destaque para o sucesso da Samsung. Mas ultrapassadas as dificuldades técnicas, os smartphones com ecrã extensível (ou rolável) parecem ser a ‘próxima grande cena’.

A Motorola parece ser a próxima fabricante a apostar em força nesta tecnologia. Mas como podes ver na amostra feita na Lenovo Tech World 2022, a abordagem deste equipamento é diferente do que já vimos antes.

Recorde-se que a LG foi a grande municiadora desta tecnologia, com o seu smartphone com ecrã extensível que basicamente se transformava num tablet, já que entendia o ecrã para a lateral.

Esse projeto nunca chegou a ver a ‘luz’ do mercado. A grande diferença é que este ecrã estende para cima, ficando assim o smartphone com um ecrã mais alto. Na prática, passa de um painel de 5 para 6,5 polegadas.

Como mostra o Lenovo no vídeo acima, o ecrã do smartphone estende-se com o clique de um botão. Como se pode ver nestas imagens, a user interface acompanha a extensão do ecrã.

Comparavelmente, os anteriores smartphones com ecrã rolável tinham uma abordagem do Galaxy Z Fold, que passa de um smartphone para tablet. O caso deste conceito deste Motorola é uma abordagem semelhante à do Galaxy Z Flip.

Este modelo pretende oferecer aos utilizadores um equipamento com um tamanho mais portátil. Em situações onde os mesmos precisassem de algo maior, poderiam assim estendê-lo.

Como qualquer conceito, deves ter em conta que não existe previsão para a chegada deste produto ao mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Colabora com a 4gnews desde 2017, e faz parte da redação desde 2019. Come especificações ao pequeno-almoço. brunocoelho@4gnews.pt