Motorola regressa ao mercado nacional

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Motorola Lenovo

A Motorola, uma das empresas com maior prestigio mundial e nacional está de regresso ao nosso mercado, e pronta a disputar uma cota de mercado com os restantes fabricantes.

Para já pretende atingir a mesma cota de 11% que conquistou em Espanha, no espaço de um ano. Fundada em 1928, começou por dedicar-se à eliminação de baterias, e em 1930 à produção de rádios, quando mudou a designação da empresa para Motorola por contracção da palavra "Motor" e "ola" um sufixo muito em voga à época, nos equipamentos de audio.

Foi num equipamento da Motorola que foi feita a primeira ligação telefónica a partir de um telemóvel, em 1973. Há cerca de 3 anos foi adquirida pela Google, que posteriormente a vendeu à Lenovo, que tomou posse dela a semana passado, tendo o conjunto de ambas as empresas convertido no 3º maior fabricante de smartphones como aqui demos noticia. Apesar disto ambas as marcas continuaram separadas em termos de Marketing, não impedindo contudo que hajam equipamentos vendidos com designações diferentes, nos diversos mercados, onde cada uma das empresas é mais reconhecida.

E foi uma das primeiras empresas a entrar no mercado nacional quando surgiram os primeiros operadores de telecomunicações moveis em Portugal, dois dos seus mais conhecidos equipamentos foram o Motorola Flare, um telemóvel que em 1995 já era comercializado em diferentes cores no painel frontal, e mais tarde o Motorola MicroTac que foi o percursor dos equipamentos MIMO em Portugal.

Motorola Flare (1994)

motorola Flare

Motorola MicroTac (1995)

MicrotacElite(2)

Nesta investida a Motorola tem excelentes argumentos para vingar no mercado nacional, contando para isso, com os préstimos do Moto G Dual Sim, como gama de entrada, o Moto X como equipamento de topo; e conta igualmente com o bem sucedido Moto 360, o primeiro smartwatch de caixa circular do mercado.

Segundo Juan Carlos de la Vela, Director -Geral da Motorola Ibéria, "Vivemos tempos entusiasmantes na Motorola. De acordo com um estudo recente da IDC, o mercado de smartphones Android irá crescer no próximo ano 52%, e achamos que temos uma oportunidade única, que também queríamos partilhar com os portugueses. Acreditamos piamente que o mercado português tem um grande potencial. E esperamos que os portugueses abracem o poder de escolher essa oferta do portefólio da Motorola".

Este regresso far-se-á por via da Techdata, designado distribuidor nacional e na dependência da Motorola Ibéria; numa fase inicial a assistência técnica será prestada pela Techdata, e será disponibilizado um numero verde para contacto e posterior recolha do equipamento. Não há ainda a informação se estes equipamentos serão também comercializados pelos operadores.

motorola 2014

Fonte/Via

Talvez queiras ver:

Deixa a tua opinião nos comentários, um Like na página do Facebook e Subscreve o canal no Youtube .

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.