Motorola: As novidades do Android Nougat para os Moto X

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Lançados em 2015, os Motorola Moto X e Moto X Style recebem hoje novidades promissoras no que diz respeito à mais recente versão do sistema operativo Android. O Nougat chegará, com elevado grau de certeza, aos Moto X Style (Moto X Pure Edition no mercado norte-americano). Eis o porquê e todas as novidades!

Confesso que quase perdi a cabeça com este Motorola Moto X Style. Estava mesmo prestes a comprar este smartphone pelo simples facto de o poder personalizar com materiais, cores e tonalidades a meu gosto. Seria integrante do meu setup, o Motorola Moto X Style esteve quase a tornar-se no meu equipamento diário. Tivesse possibilidade de o encomendar em Portugal e não me teria escapado.

Famosos pela interface (UI) muito próxima do Android puro (stock), os Motorola's sempre tiveram a minha atenção. Agora sob o comando da Lenovo a marca tem um novo rumo e uma séria aposta nos Moto Mods. Contudo, não deixará de atualizar os seus topos de gama, mesmo alguns com 2 ou mais anos de existência.

Android Nougat nos Motorola Moto X

Hoje, alguns utilizadores do Motorola Moto X Style, um equipamento lançado em 2015, receberam a notificação através da Motorola Feedback Network que irá decorrer um "soak test", um teste de imersão do Android Nougat 7.0.

Antes de receberem a atualização oficial para Android 7.0, ou até mesmo para o Android 7.1 Nougat, os Motorola Moto X Style vão testar este novo firmware para detetar bugs, sugerir melhorias e ver se tudo corre nas mil maravilhas, sem lentidões nem travamentos (lag). Estes testes são efetuados para que a marca tenha a certeza da estabilidade das novas compilações de firmware (software de sistema). Por isso mesmo, apenas uma pequena percentagem dos utilizadores terá acesso a esta versão inicial.

Já em dezembro passado tínhamos detetado um Moto X Style a correr o Android 7.1.1 graças a um relatório da GFXBench. Esta aplicação de testes e benchmarks deixou-nos com esperanças de que mesmo estes Motorola já com cerca de dois anos de idade recebessem as novidades do Android Nougat.

Caso queiras testar as novidades do Nougat no teu Motorola Moto X aconselho-te a registar-te na Motorola Feedback Network, links no final do artigo. Entre nós os Motorola já foram extremamente populares, agora, o seu reino de gama média (e alta), foi anulado pela omnipresente Samsung e mesmo pela chinesa Huawei. Assim que receberes a notificação de que o firmware está disponível certifica-te de que estás ligado a uma rede Wi-Fiantes de descarregares o pacote. Garante também que a tua bateria está completamente carregada antes de te aventurares na atualização.

As novidades para os Motorola

Esta atualização adicionará o modo multi-janela ou Multi-Window que te permitirá correr duas aplicações ao mesmo tempo no teu smartphone. Isto é, terás duas apps abertas lado a lado. Poderás responder a emails e ver um vídeo no YouTube ao mesmo tempo.

Terás uma versão reforçada do modo Doze, o software de poupança de bateria da Google. Bem sabemos que a bateria dos nossos smartphones nunca dura tanto como gostaríamos e, pelo que já testei em vários Android's, o Doze consegue poupar alguma energia e aumentar a autonomia.

Terás ainda novos emoji para o teu Motorola graças ao Unicode 9.0. A seu tempo serão adicionadas mais funcionalidades, logo que a versão prove que está estável e seja bem aceite pelos utilizadores.

Vê ainda: Moto M já vendou mais de 3 milhões de unidades?

O Moto X Pure Edition ( versão do Moto X Style para os EUA) já está a testar o Nougat e este programa estará aberto a quem queria experimentar e contribuir no aperfeiçoamento de uma nova versão do firmware. É bom ver a marca a cuidar dos seus Moto's e, apesar de ainda não ser garantido que todos eles recebem o Nougat, o simples facto de o estarem a testar já é um ótimo presságio e claro indicador das intenções da Motorola.

Outros temas relevantes:

UMIDIGI C NOTE chega oficialmente ao mercado!
Windows 10 Creators Update já disponível via ferramenta de atualização
Galaxy S8: Produção de processadores poderá não acompanhar procura
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.