Motorola Moto X4: modo de transmissão áudio Bluetooth traz contrapartida

Carlos Oliveira
Motorola Moto X4 Bluetooth
Motorola Moto X4

Depois de mais de um ano de especulação, eis que a linha Moto X da Motorola está finalmente de volta. Depois de apresentado um novo topo de gama em 2016 (Moto Z), muitos temeram pela sobrevivência desta linha de equipamentos. Esse medo chega hoje ao fim com a apresentação do Motorola Moto X4, trazendo consigo uma nova funcionalidade Bluetooth.

O Motorola Moto X4 foi apresentado há pouco tempo. Este novo equipamento de gama média alta apresenta-se como um dos mais elegantes e sedutores da sua gama. Se estás à procura de um novo smartphone por um preço a rondar os 400€, este Moto X4 merece a tua atenção.

Vê ainda: Huawei Honor 9 chega ao mercado europeu com uma nova cor!

Não só na estética brilha este novo smartphone da Motorola. O Moto X4 traz consigo algumas funcionalidades únicas que o tornam ainda mais apetecível. Uma delas é a sua capacidade de reproduzir audio via Bluetooth para um total de quatro dispositivos em simultâneo.

Motorola Moto X4 IFA 2017 smartphone 4gnews 1

Em termos práticos, isto significa que poderás ter quatro colunas Bluetooth ligadas ao mesmo tempo ao teu Motorola Moto X4. Mais ainda, ser-te-á possível controlar, em separado, o audio reproduzido por cada um dos dispositivos conectados ao teu smartphone.

Esta funcionalidade inovadora chega aos Motorola depois de uma parceria entre esta e a francesa Tempow. A última forneceu à Motorola um software de Bluetooth que usa um driver proprietário seu, chamado Tempow Audio Profile.

Nova funcionalidade Bluetooth do Motorola Moto X4 poderá interferir com o teu sinal Wi-Fi

Todavia, existe um pequeno senão com esta interessante novidade. Caso estejas a fazer uso desta nova funcionalidade de transmissão de audio Bluetooth no teu Motorola Moto X4, não poderás usar a banda 2.4GHz Wi-Fi. Este poderá ser um problema, uma vez que a maioria dos routers utiliza precisamente esta banda.

Este pequeno senão tem uma de duas possibilidades para ser contornado. Desde logo, bastará que utilizes esta nova funcionalidade Bluetooth com a ligação Wi-Fi do teu smartphone desligada. Desta forma não haverá qualquer tipo de incompatibilidade entre os diferentes tipos de ligações.

Por outro lado, poderás sempre aceder às definições do teu router e modificar a banda da tua ligação Wi-Fi para 5GHz. Claro que este tipo de modificação não poderá ser feita caso estejas num local público, local onde não terás acesso às definições da rede.

Quais as diferenças entre as bandas 2.4Ghz e 5GHz?

O tipo de ligação mais utilizada neste momento, tal como já referi, é a banda 2.4GHz. Isto justifica-se pelo facto de esta possuir um maior alcance do sinal, sendo a mais adequada para locais onde o sinal terá de ultrapassar paredes e outros tipos de objetos sólidos.

Motorola Moto X4 IFA 2017 smartphone 4gnews 1
Motorola Moto X4 em Preto

Já no que respeita às velocidades de ligação desta banda, estas podem oscilar entre os 450Mbps e os 600Mbps. Isto irá depender, obviamente, do router que possuíres.

Caso optes pela banda de 5GHz, as velocidades de conexão podem atingir um máximo de 1300Mbps, novamente dependendo do router em causa. Em contrapartida, o alcance do sinal desta banda é bem mais reduzido que a anterior.

Não creio que este seja um grande problema para aqueles que queiram usufruir de uma das principais novidades do Motorola Moto X4. Existe, de facto, alguma limitação na utilização da mesma, mas poderás contorná-la de uma das formas que aqui te dei a conhecer.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Mi Mix 2: Imagem mostra o seu ecrã e suas especificações!

Huawei Mate 10 trará a nova EMUI 6 baseada no Android Oreo

iPhone 8: Apple anuncia a data oficial de apresentação

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.