
Elon Musk confirmou em julho aquilo que há muito era especulado: o modelo mais barato de sempre da Tesla estava no 'forno' e pronto para ser lançado ainda em 2025.
Agora, um conhecido hacker acaba de publicar na rede social X (antigo Twitter) novos pormenores sobre o tão aguardado low cost da marca, que já se sabe que será uma versão mais minimalista do Model Y.
O modelo simplificado do SUV elétrico, conhecido internamente como E41, deverá utilizar materiais mais económicos e dispensar algumas funcionalidades.
O conhecido hacker Green, famoso por descodificar atualizações de software da Tesla, descobriu novos pormenores sobre o Model Y E41 ao analisar o firmware mais recente.
Segundo o código identificado, o Model Y E41 terá um conjunto de definições de áudio básicas, chamadas "Essencial" e "Essencial com Commodity". A câmara de marcha-atrás deverá perder o sistema de aquecimento, o que pode comprometer o desempenho em regiões onde o clima é mais frio.
As diferenças entre o Model Y e o Model Y E41

Outra alteração relevante é a ausência do sistema de fluxo de ar da consola central, uma das marcas do design da Tesla. O forro do tejadilho será feito em fibra de vidro em vez dos materiais premium usados atualmente. Além disso, a iluminação da cabine ficará limitada a luzes para os pés e os bancos terão apenas ajuste de eixo único, eliminando os controlos elétricos multidirecionais.
Entre as remoções estão ainda os espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, as luzes de presença e o teto panorâmico em vidro, elementos que sempre fizeram parte da identidade do Model Y. Também não haverá ecrã traseiro nem sistema TPMS (monitorização da pressão dos pneus).
No exterior, vai ter jantes simplificadas de 18 polegadas, em substituição das versões de 19 e 20 polegadas. O veículo contará ainda com um novo painel frontal, que deverá ser adotado futuramente também na versão Performance.
Apesar de não haver data oficial, tudo indica que o novo Model Y acessível será lançado no quarto trimestre de 2025. Embora ainda não tenham sido avançados valores, a expectativa é que ronde os 30/35 mil euros.