
Nos últimos anos muito se tem falado sobre o modelo low-cost da Tesla. O rumor ganhou força nos últimos meses com vários leaks a apontarem para que entraria em produção ainda neste ano. Agora, durante a apresentação de resultados do segundo trimestre de 2025, Elon Musk confirmou aquilo que há muito já se especulava: o Tesla mais económico de sempre será uma versão mais simples do Model Y.
"É apenas um Model Y. Pronto, já deixei escapar o segredo", atirou o CEO da Tesla, bem ao seu estilo. O excêntrico empresário lamentou ainda a falta de poder de compra que inibe a aquisição de um veículo elétrico. "O problema é que as pessoas não têm dinheiro suficiente na conta. Não é falta de vontade, é falta de capacidade financeira", sublinhou.
Apesar de não ter avançado nem o preço nem a data de lançamento, a Reuters avança que o objetivo será conseguir poupar 20%. Portanto, contas feitas, o valor deverá rondar os 30 a 35 mil euros.
Quem também confirmou a chegada deste novo modelo foi Lars Moravy, vice-presidente de engenharia da marca. Segundo Moravy, a nova versão do Model Y poderá chegar ao mercado antes do final deste ano.
Como vai ser o novo carro da Tesla?
De recordar que no relatório do primeiro trimestre, a Tesla já tinha deixado pistas para que esta fosse uma realidade a curto prazo. "Durante a transição, também preparámos as nossas fábricas para o lançamento de novos modelos no final deste ano. Dada a incerteza económica, as opções mais acessíveis são mais importantes do que nunca", lê-se.
Na altura, o VP da Tesla também garantiu que este projeto só iria para a frente caso fosse possível manter os padrões de qualidade que são reconhecidos aos veículos. "A nossa intenção não é fabricar um automóvel que seja pior do que qualquer outro automóvel que tenhamos produzido no passado".
Assim, para atingir um preço mais competitivo, a Tesla deverá cortar nos custos de produção. Entre as medidas previstas, especula-se que esta variante do Model Y tenha uma bateria de menor capacidade (atualmente a menor disponível tem 60 kWh), menos potência e a ausência de acabamentos premium.
Esta nova versão low-cost do Model Y deverá abdicar de funcionalidades como: bancos em pele com regulação elétrica; ecrã traseiro de entretenimento; suspensão adaptativa e filtro de ar HEPA.