MIUI Pure Mode: o novo segredo da Xiaomi para o teu smartphone Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A comunidade de utilizadores Xiaomi revelou hoje, sábado, 4 de setembro, um dos maiores segredos da fabricante chinesa liderada por Lei Jun. Mais concretamente, ficamos agora a conhecer um novo bastião de segurança a ser preparado para a interface MIUI.

Com a Xiaomi a trabalhar ativamente na sua MIUI com o intuito de corrigir a instabilidade da versão atual, bem como os erros e bugs sentidos, há agora uma nova e promissora secção a integrar a MIUI 12.5 e a MIUI 12.5 Enhanced Edidion, o "Pure Mode".

MIUI Pure Mode é novo bastião de segurança da Xiaomi

MIUI Pure Mode Xiaomi
A nova secção foi revelada recentemente pela comunidade de utilizadores.

O MIUI Pure Mode é o mais recente produto de software lançado pela Xiaomi como parte integrante da sua interface de utilizador baseada no sistema operativo Android. É um forte reforço de segurança e está presente nas novas versões da MIUI 12.5.

Segundo avança a publicação IT Home a Xiaomi começou a recrutar utilizadores, na China, para testar a nova função "MIUI Pure Mode". Esta é a nomenclatura oficial usada pela fabricante liderada por Lei Jun que promete proteger os utilizadores.

Mais concretamente, este novo "modo puro" afirma conseguir impedir que aplicações maliciosas operem os seus propósitos nefastos e, desse modo, protege os utilizadores de equipamentos Xiaomi. Para a fabricante, esta é uma ferramenta com vasto potencial.

O MIUI Pure Mode vem escudar os utilizadores de malware e apps maliciosas

Xiaomi MIUI Pure Mode
O "Pure Mode" é o novo escudo da Xiaomi contra apps maliciosas.

De acordo com a Xiaomi, devido à natureza open source do sistema Android, uma das suas caraterísticas mais marcas, também é mais fácil cair numa das armadilhas elaboradas pelos piratas informáticos. Em simultâneo, aponta também o aumento na quantidade de aplicações maliciosas que atualmente ainda conseguem passar pelos filtros da Google Play Store.

Mais ainda, a Xiaomi afirma que cerca de 40% das apps instaladas pelos utilizadores da MIUI nunca foram submetidas a uma inspeção de segurança. Ao que acrescenta que 10% destas aplicações são potencialmente perigosas para o utilizador comum.

Foi perante este cenário que a Xiaomi desenvolveu o novo "Pure Mode" para a MIUI, concebido para proteger o utilizador de apps maliciosas. Trata-se de uma nova função ou "zona de segurança" com um funcionamento simples, mas eficaz.

Ao ativar o "Pure Mode" só podem instalar apps de fontes verificadas

Xiaomi MIUI Pure Mode

De modo sucinto, ao ativar esta barreira de segurança, o utilizador apenas poderá instalar aplicações de fontes verificadas. Isto é, deixam de poder instalar apps de fontes externas, onde são raros os controlos de segurança e integridade do APK.

Em simultâneo deixa de ser possível instalar aplicações em segundo plano. Assim sendo, torna-se impossível instalar uma app sem o consentimento (e conhecimento) do respetivo utilizador, sendo esta uma tática muito comum em apps maliciosas.

Note-se que este modus operandi é empregue igualmente pela Apple. No entanto, ao contrário da gigante norte-americana, a Xiaomi permitirá ao utilizador desativar este "Pure Mode", sendo uma função opcional, portanto, caso queiram poderão continuar a instalar apps de fontes não reconhecidas.

Reconhecemos nesta nova função um potencial positivo para ajudar utilizadores menos experientes a manter-se seguros ao só ser possível instalar apps, por exemplo, a partir da Google Play Store.

Atualmente a função - MIUI Pure Mode - está em fase de testes na China. Não há, por fim, informações sobre a possível disponibilidade na versão estável da interface, tampouco quanto à sua disponibilidade global.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.