MIUI celebra 13 anos de história! Lembram-se destes marcos da Xiaomi?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Xiaomi comemora agora o 13.º aniversário da sua interface baseada no sistema operativo Android da Google. É a skin ou capa que reveste praticamente todos os aspetos do OS para os seus smartphones Xiaomi, bem como para os seus vários tablets.

Com efeito, a MIUI (MI User Interface) está de parabéns ao celebrar 13 anos de existência. A interface de utilizador personalizada desenvolvida pela Xiaomi, afirma-se como capaz de criar uma experiência de utilização única e avançada para os dispositivos Xiaomi.

Em todo o mundo, a interface MIUI já conta com mais de 600 milhões de utilizadores mensais ativos através dos mais variados dispositivos móveis da marca liderada por Lei Jun.

Tudo começou com a MIUI 1 baseada no Android 2.2

MIUI 1

O primeiro capítulo desta história, a MIUI 1, nasceu a 16 de agosto de 2010, baseada no Android 2.2.x Froyo e adaptada para o Google Nexus One.

Mais ainda, esta versão inicial foi melhorada pelas contribuições de 100 entusiastas de tecnologia e a Xiaomi integrou aplicações como Notas, Música, Backup e Galeria. Na prática, deixando uma excelente primeira impressão nos seus utilizadores.

MIUI 2

Aliás, com a boa receção da primeira versão chegou a MIUI 2, com a aposta de aperfeiçoar a interface do utilizador, com melhorias na estética e mais opções de personalização.

MIUI 2 e MIUI 3 continuaram a ganhar tração junto do "mundo" Android

MIUI 3

Em seguida, com o Android 2.3 Gingerbread, chega a MIUI 3 e consigo trouxe o suporte para temas, o que permitiu aos utilizadores modificar a estética da interface.

MIUI 4 e MIUI 6 basearam-se no Android 4.0 e Android 4.4 KitKat

MIUI 4

Mais tarde, com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich, a MIUI 4 chegou para revolucionar ao incluir uma loja de aplicações, app de música e leitor de vídeo, bem como um antivírus, acesso mais rápido à câmara a partir do ecrã bloqueado, gravação de chamadas, entre outros.

MIUI 5

A MIUI 5, baseada no Android 4 KitKat, voltou a colocar o foco no design, com novos ícones, animações e gestos renovados, melhorando também a fluidez geral de sistema. Destacou-se pelas suas animações de sistema elegantes e funcionalidades amigáveis para o utilizador.

Personalização e foco no desempenho pautaram a MIUI 6

MIUI 6

Em seguida, com o 5.º aniversário chega a MIUI 6, aplicada ao Android Lollipop 5. Esta versão concentrou-se sobretudo na funcionalidade, apresentando notificações de aplicações, listas de bloqueio inteligentes e muito mais.

MIUI 7 veio reforçar a eficiência energética dos smartphones

MIUI 7

Logo após, baseada no Android 6 Marshmallow, a MIUI 7 deu prioridade à melhoria do desempenho e à eficiência energética, além de chegar com novos modos como o Modo Criança e Não Perturbar.

MIUI 8

Por outro lado, já a MIUI 8, tendo por base o Android 7 Nougat, chegou com o lema ‘Tornar a Vida Melhor’ e revolucionou as aplicações padrão.

Nesse sentido tivemos funcionalidades como a alteração de esquemas de cores conforme o clima, carrosséis de papéis de parede e gestão eficiente de energia, foram algumas das mais destacadas.

MIUI 9 focou-se sobretudo na velocidade e otimização

MIUI 9

Com base no Android 7.1.1 Nougat (e, posteriormente, no Android 8 Oreo), a MIUI 9 teve como foco a velocidade, destacando-se o assistente inteligente, otimizações de sistema, respostas rápidas em notificações e edição aprimorada de fotografias.

MIUI 10

Em seguida, já a MIUI 10, com base no Android Pie, trouxe consigo novos elementos de interface de utilizador. Trouxe também os gestos de navegação e as capacidades de IA do sistema que conseguiam prever o comportamento do utilizador e otimizar em conformidade.

MIUI 11 chegou em setembro de 2019 com o Android 10

MIUI 11

Em setembro de 2019 chegou a MIUI 11, baseada no Android 10, e acaba por ser mais um marco ao afastar-se do design original da MIUI. Com os smartphones OLED em tendência, o Tema Dark e o Always-On Display capitalizaram essa tecnologia.

Além disso, efeitos Dual Edge adaptados a smartphones curvos enriqueceram a experiência.

MIUI 12.5 veio corrigir a menos memorável MIUI 12

MIUI 12.5

No ano seguinte, foi a vez da MIUI 12 com um novo centro de controlo e os Super Wallpapers a marcarem a diferença. Houve espaço ainda para o surgimento da MIUI 12.5 que proporcionou uma experiência de utilizador mais suave, além de melhorar a vida útil da bateria do smartphone.

MIUI 13

Baseada no Android 12, a MIUI 13 permitiu a introdução de uma série de funcionalidades como novos widgets, modo de utilização com uma só mão aprimorado, um centro de controlo renovado e wallpapers em movimento.

MIUI 14 é a mais recente versão para dispositivos Xiaomi

Por fim, com a MIUI 14 renovou-se a arquitetura do sistema, além de uma série de ferramentas para jogos e widgets inovadores. É esta a versão que os utilizadores querem agora ter nos seus dispositivos móveis.

A MIUI é, sem dúvida, uma das interfaces mais populares para Android, com diversas funcionalidades que a tornam intuitiva e amiga do utilizador. Na prática, um crescimento notório ao longo dos anos, a MIUI já conta com mais de 600 milhões de utilizadores ativos por mês em todo o mundo.

🥳MIUI and Xiaomi Community will welcome the 13th anniversary (Aug. 16th) and 3rd anniversary (Aug. 19th) very soon!In this "Birthday Month," we prepared 2 celebrating activities with special gifts🎁 to express our THANKS to all global Xiaomi Fans. ❤️Come and join us… pic.twitter.com/NzegpxhiAt

— MIUI (@miuirom) 10 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.