A fabricante chinesa Xiaomi trabalha atualmente na próxima versão da sua interface para dispositivos móveis, baseada no sistema operativo Android 14 da Google. Será a MIUI 15 a chegar possivelmente no final do ano aos primeiros smartphones Xiaomi.
Em todo o caso, as versões de desenvolvimento deixam escapar, uma e outra vez, alguns detalhes da sua construção e implementação gradual. Posto isto, com base nas novas fugas de informação podemos agora contemplar alguns dos novos ícones da interface.
MIUI 15 será baseada no sistema operativo Android 14 da Google
Ainda recentemente podemos atentar numa das primeiras versões da MIUI 15 DEV, ou seja, para programadores após a mesma ter surgido no servidor de atualizações da marca. Agora, temos finalmente um novo leak que nos mostra as possíveis alterações de design.
Ainda que sejam discretas, as alterações aparentam centrar-se nos contornos e formato geral dos ícones na nova interface. Ao que tudo indica, os ícones das aplicações de sistema serão consideravelmente mais redondos do que os atuais na MIUI 14 com formato de retângulo arredondado.
Alterações gráficas no aspeto geral dos ícones da MIUI 15
Em todo o caso, esta fuga de informação foi primeiramente noticiada pela publicação Xiaomiui, uma das fontes de confiança neste meio tecnológico. Podemos assim comparar, lado a lado, algumas das alterações a ser aplicadas com a MIUI 15, ainda em desenvolvimento.
Os ícones aparentam ter um aspeto mais moderno e visualmente atraente, ainda que as alterações sejam efetivamente modestas no panorama. Em todo o caso, o foco está na claridade, simplicidade e facilidade de utilização dos vários elementos da interface.
O material ora divulgado mostra-nos também uma maior uniformidade no tamanho exato dos ícones de sistema. Além disso, têm um aspeto mais plano, com uma paleta de cores mais consistente, facilitando a sua compreensão com um rápido vislumbre.
Ícones mais intuitivos e simples na MIUI 15 da Xiaomi
Em suma, temos várias alterações modestas nos vários ícones de aplicações de sistema que, como um todo, estarão mais fáceis de compreender para os utilizadores. A marca quer melhorar a comunicação visual destes elementos e acreditamos que o consiga fazer.
Há ainda muito tempo para continuar a melhorar a MIUI 15, interface que só deverá começar a contemplar os telefones da marca no final deste ano, e sobretudo a partir do próximo ano de 2024.
Em todo o caso, este é um dos parâmetros em que os utilizadores poderão encontrar diferenças, novidades e claro, melhorias.
Editores 4gnews recomendam: