MIUI 14: 5 novidades Xiaomi que vão escapar à Europa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Inteligência Artificial (IA) é um dos vetores de inovação no seio da Xiaomi, algo que ficou bem vincado durante a recente apresentação de produtos da fabricante chinesa. Porém, com a nova MIUI 14 temos alguns trunfos que dificilmente chegarão à Europa em 2023.

Em boa verdade, são argumentos exclusivos para a China como a assistente virtual da própria marca, a Xiao AI 6.0 com caraterísticas similares à assistente Google.

Em seguida daremos a conhecer as principais novidades Xiaomi que nos entusiasmaram, mas que dificilmente poderemos experimentar e usufruir em Portugal.

Xiao AI 6.0 é a nova versão da assistente virtual na MIUI 14

Xiaomi MIUI 14 Xiao AI 6.0

A introdução da MIUI 14 traz-nos assim a versão mais recente desta assistente, a Xiao AI 6.0 com 6 funções fulcrais de operação, a saber:

  1. Xiao AI Suggestions (Sugestões)
  2. Xiao AI Voice (Voz)
  3. Xiao AI Vision (Visão)
  4. Xiao AI Translator (Tradutor)
  5. Xiao AI Call (Chamadas)

A função primária da Xiao AI são as sugestões. Algo muito similar à assistente da Apple, Siri, com as suas recomendações de atividades complementares, reconhecimento de eventos no calendário, sugestões para o email, entre outras áreas de operação.

A Xiao AI pode sugerir também automações para o lar, com base nos dispositivos IoT presentes e reconhecidos, lembretes, sugestões para a agenda. Temos ainda dicas para guardar um novo contacto, entre outras áreas de operação.

Para além disso, a Xiao AI também permite controlar várias funções do smartphone Xiaomi, e demais produtos da marca, com simples comandos de voz. Aliás, esta foi a função primordial da assistente que agora chega à sua sexta iteração.

Temos também a sua presença em vários parâmetros e funções do telefone, desde a câmara fotográfica com reconhecimento de vários elementos. Isto tal como o Lens da Google, ou o Tradutor da Google para reconhecer, identificar online e traduzir texto, respetivamente.

A Xiao AI nasceu em 2018 para reforçar os produtos e smartphones Xiaomi

Xiaomi 12T

Em primeiro lugar, a Xiao AI é a assistente virtual da fabricante liderada por Lei Jun, disponível na China numa miríade de produtos desta marca. Agora, com a mais recente atualização da MIUI, a assistente ganha funções úteis que gostaríamos de ver replicadas, ou pelo menos parcialmente disponíveis no nosso mercado.

Note-se que muitos destes recursos estão disponíveis na Xiao AI devido à ausência da Google e respetivos serviços na China. Desse modo, as fabricantes de dispositivos móveis tiveram que incorporar funções similares nas suas soluções.

Assim sendo, no caso da Xiaomi, assistimos à introdução da Xiao AI em 2018, recebendo a assistente atualizações periódicas que a dotaram de novos recursos e funções úteis. Muitas destas capacidades são inspiradas, ou muito similares ao que encontramos na Assistente Google, Siri da Apple, ou Alexa da Amazon.

Por fim, esta solução funciona particularmente bem nos smartphones e produtos da própria Xiaomi, sendo totalmente otimizada pela marca. Ainda que seja altamente improvável a sua disponibilização na Europa, ao ser uma solução in house, os seus méritos são inegáveis e suscitam a nossa curiosidade.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.