A MIUI 13 é a mais recente versão da interface desenvolvida pela Xiaomi para os seus smartphones Android. É, com efeito, uma das atualizações mais esperadas para os seus smartphones em Portugal e agora ficamos a conhecer o escopo das suas novidades.
A atualização assenta em quatro pilares, a saber: "Liquid Storage"; "Atomized Memory", "Focused Algorithms" e "Smart Balance". Ou seja, no armazenamento líquido, memória atomizada, algoritmos focados, bem como no equilíbrio inteligente.
A MIUI 13 é a mais recente versão da interface proprietária da Xiaomi
A Xiaomi introduziu oficialmente a MIUI 13 com a nova gama de smartphones Redmi Note 11, chegando posteriormente aos demais modelos em circulação, eleitos para o efeito. Entretanto, ficamos também a conhecer as principais melhorias e novidades.
O objetivo último passa por otimizar o processamento e maximizar o desempenho dos seus telefones. Isto em simultâneo com a disponibilização de ferramentas úteis para os seus utilizadores, bem como diversas opções de personalização.
1. Armazenamento Líquido da MIUI 13
Em primeiro lugar temos o "Armazenamento Líquido". Trata-se de uma nova forma, aplicada ao sistema, para gerir o armazenamento interno do dispositivo móvel. Na prática, gere de forma diferente a forma como os ficheiros são guardados no telefone.
Tal como a Xiaomi deu a saber, o processo de escrita e leitura de ficheiros é feito continuamente nos nossos smartphones. Todavia, à medida que o processo é repetido vezes sem conta a velocidade tende a diminuir, verificando-se o fenómeno da fragmentação.
Em cerca de 36 meses a velocidade de acesso (leitura / escrita) do armazenamento pode diminuir até 50% devido à fragmentação. É precisamente isso que o Armazenamento Líquido visa combater, aumentando a sua eficácia até 60%.
Há, em síntese, uma gestão ativa do armazenamento interno para evitar a fragmentação e impedir que o telefone fique gradualmente mais lento ao longo do período de utilização.
2. Memória atomizada para a RAM na MIUI 13
Em segundo lugar, outro dos fatores que muito contribuem para a velocidade da interface é a memória RAM. Ou, mais concretamente, a forma como esta é gerida. A pensar nisso, a Xiaomi introduziu os algoritmos de memória otimizada na MIUI 13.
Isto vem tornar possível manter mais aplicações abertas em segundo plano, com uma navegação mais suave pela UI. De acordo com a marca, a otimização efetuada pelos novos algoritmos aumenta a eficiência deste quesito em até 40%.
3. Algoritmos Específicos com a nova MIUI 13
Em terceiro lugar temos um novo leque de algoritmos que visam focar os recursos do sistema numa determinada tarefa sempre que necessário. Isto vem ajudar o processador a focar-se numa determinada tarefa de cada vez, por exemplo, numa app exigente.
Ao invés, sem estes algoritmos os processadores tendem a dar igual importância às várias aplicações abertas. Assim, a Xiaomi quis efetivar o contrário para garantir que quando precisamos de todo o desempenho num jogo, por exemplo, temos exatamente isso.
Esta é uma das principais novidades da MIUI 13 com impacto significativo na experiência geral de utilização.
4. Equilíbrio Inteligente da MIUI 13
Por fim temos o Equilíbrio Perfeito. Um algoritmo que vem garantir uma maior autonomia de bateria (até 10%) com a MIUI 13. Na prática, o telefone fará uma melhor gestão dos recursos, um equilíbrio cuidado entre autonomia de bateria e desempenho.
Algo que aprenderá também com os hábitos de utilização de cada pessoa para otimizar este balanço entre rapidez e desempenho com a longevidade da bateria ao longo do dia.
Além disso, temos também novas opções de personalização como a SideBar ou barra lateral onde podemos por as nossas aplicaões favoritas, algo já presente nas interfaces da Samsung, OPPO, entre outras.
Estas são as principais novidades a chegar aos smartphones Xiaomi
Uma maior autonomia de bateria, mais velocidade de processamento e desempenho fluído, bem como maior eficiência na gestão dos recursos do telefone. Seja a otimização do armazenamento para evitar a fragmentação, a gestão reforçada da RAM, entre outros.
Todas as novidades presentes já na MIUI 13 que chegará à maioria dos smartphones eleitos com o Android 12 da Google durante os primeiros meses de 2022.
Editores 4gnews recomendam: