Ming-Chi Kuo vê a Apple a abandonar o Touch ID e adotar o reconhecimento facial

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda esta semana eu próprio escrevi um artigo no qual dava conta de um inédito rumor que colocava um Rádio Popular acusada de burla: Empresa vendeu iPhones recondicionados como novos

Hoje sou impelido a voltar ao assunto, agora com uma maior dose de confiança, muito por culpa da fonte deste novo rumor. Desta feita, é o conhecido analista Apple Ming-Chi Kuo que prevê um futuro onde os iPhone´s deixarão de contar com a tecnologia Touch ID para adotar o reconhecimento facial como forma de autenticação.

Kuo não nos refere em que geração será dado este passo, ou seja, esta migração tanto poderá acontecer já este ano como se poderá dar apenas daqui a cinco. Aquilo que ele afirma é que nos primeiros tempos ambas as tecnologia coexistirão - isso sim pode dar-se já em 2017 - mas que eventualmente a Apple irá abandonar o sensor de impressões digitais para adotar o reconhecimento facial. Isto, segundo Kuo, será uma verdadeira mudança de paradigma para o que hoje definimos como autenticação biométrica.

Quanto ao futuro do Touch ID propriamente dito, este sofrerá também algumas modificações, desde logo o local onde ficará alojado. Com a migração para os ecrãs OLED e uma redução significativa das margens ou bezels dos mesmos, este "novo" Touch ID não se alocará debaixo do vidro, mas sim debaixo ecrã. Para tal, os próprios ecrãs OLED terão de ser específicos para esse efeito.

Quanto à chegada dos ecrãs OLED flexíveis aos equipamentos da Apple, a empresa de Cupertino deverá impingir as suas linhas de montagens a colocarem uma pequena estrutura de metal por debaixo do sensor 3D Touch. Esta adição deve-se a uma prevenção de alguma deformação nos ecrãs dos iPhone´s em causa, por via da utilização da sensibilidade à pressão desses mesmos ecrãs.

Estas são algumas previsões mais técnicas para o futuro dos smartphones da Apple vindas de alguém que se tem revelado das fontes mais credíveis para este segmento. Porém, Ming-Chi Kuo não possui um recorde de 100% de assertividade nas suas previsões e como em todos os rumores, há que ter alguma cautela.

Talvez queiras ver:

Com o iOS 11 será possível fazer videochamadas em grupo no FaceTime

iPhone 8 poderá mesmo vir a ter carregamento sem fios

Samsung Galaxy S8: Botões de volume e Power ficarão do lado esquerdo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.