Microsoft vai deixar-te reinstalar o Windows 10 a partir da nuvem

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A última versão de testes do Windows 10 (Insider Preview) traz uma funcionalidade chamada Cloud Download (download a partir na nuvem). Esta permite um restauro do Windows 10, fazendo um download da mesma versão que tenhas instalada no teu PC.

Reinstalar o Windows significa ter de ter uma cópia local do sistema operativo. Com esta opção, querendo fazer um restauro ao teu PC, ser-te-á dada a opção de Cloud Download, onde usas a tua rede para teres uma versão limpa instalada a partir da nuvem.

Esta é uma opção que os utilizadores de Mac têm há muito tempo, mas tarda em chegar ao Windows. Com a sua chegada à versão de testes, crê-se que dentro de alguns meses, todos os utilizadores poderão fazer um restauro ao seu PC com muito maior facilidade e fiabilidade.

Como seria de esperar, a Microsoft avisa que esta opção apaga todas as aplicações que tenhas instaladas no teu computador. Neste momento esta é apenas uma versão de testes, pelo que não será propriamente fiável de ser usada pelos utilizadores.

Como encontrar a opção na versão de testes do Windows 10

Para quem use a Build 18970 do Windows 10 (utilizadores do programa Insider), já tem a opção disponível. Esta pode ser encontrada em Configurações – Atualizações e Segurança – Recuperação. Aí o utilizador poderá escolher entre a “reinstalação local” que bem conhecemos, e a nova reinstalação com download a partir da nuvem.

Todo o processo deve ser feito ligado a uma rede Wi-Fi, já que a Microsoft avisa que a funcionalidade vai usar mais de 4GB de dados. Esta é uma funcionalidade que existe no macOS desde a versão Lion (10.7), lançada em 2011, e é mais que bem-vinda ao sistema operativo da Microsoft.

Todos os detalhes sobre a Insider Preview Build 18970 do Windows 10

Editores 4gnews recomendam:

  • Microsoft marca evento focado no Surface para 2 de outubro: o que esperar
  • Microsoft revela acidentalmente o novo menu Iniciar do Windows 10
  • Microsoft testa 'início de sessão' livre de password no Windows 10
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.