Microsoft tentou comprar a Nintendo? A verdade por trás dos rumores

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Phil Spencer, CEO de jogos e da Xbox da Microsoft, expressou o seu interesse em adquirir a Nintendo, uma das empresas mais icónicas no mundo dos videojogos. Esta não foi uma declaração direta, mas sim parte de uma fuga de informação de emails que datam de 2020.

À data, Spencer afirmou que a aquisição da gigante japonesa do entretenimento seria "um marco na carreira" e uma "boa jogada para ambas as empresas." As referidas mensagens eletrónicas foram reveladas como parte de um conjunto de documentos descobertos durante um processo judicial que envolve a Microsoft.

mario

Microsoft acredita que seria a empresa americana em melhor posição para comprar a Nintendo

Nestes emails, Spencer conversa com dois importantes executivos de marketing da empresa, e detalha como a Nintendo é um "ativo principal" para o setor de jogos da Microsoft. O executivo revelou que teve várias conversas com os líderes da Nintendo sobre uma colaboração mais estreita e acredita que, se alguma empresa dos EUA tivesse hipótese de fechar um acordo com a Nintendo, seria a Microsoft.

O email surgiu em resposta a uma mensagem do executivo Takeshi Numoto, que questionava o porquê de a empresa não considerar alvos de aquisição como a Nintendo para "aumentar a nossa exposição e relevância para o consumidor." À data, a Microsoft estava em discussões para adquirir o TikTok, o que Numoto considerava não ser o melhor negócio para a empresa.

Adquirir o Tiktok também foi uma hipótese

Phil Spencer também revelou que a chefia da Microsoft viu um relatório completo sobre a Nintendo e a Valve, mostrando-se totalmente favorável a uma aquisição, caso surgisse a oportunidade. No mesmo documento, partilhou que a Microsoft estava em "discussões para fusões e aquisições bastante ativas" em torno de outras empresas, como ZeniMax Media e Warner Brothers Interactive. Quanto ao acordo com a ZeniMax foi, de fato, anunciado um mês depois. Já as negociações com a Warner não se concretizaram.

Estas revelações juntam-se a outras informações que sugerem que a Microsoft considerou adquirir outros estúdios, incluindo o Bungie, agora propriedade da Sony, Sega ou Square Enix. Tendo em conta o legado da Nintendo, esta seria uma aquisição histórica, caso se concretizasse. Ainda nesta fuga de informação, foi revelado que a Nintendo Switch 2 poderá ser um desempenho semelhante ao da PlayStation 4.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.