Microsoft Surface Pro 9 está mais poderoso e muito personalizável

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A gigante de Redmond renovou hoje, 12 de outubro de 2022, um dos seus produtos mais icónicos, o híbrido para trabalho, diversão e produtividade. Este é o novo Microsoft Surface Pro 9, mais poderoso e personalizável que nunca, um autêntico prodígio para 2022.

As melhorias centram-se, para além dos novos acabamentos e respetivos padrões de design, no desempenho bruto dos novos híbridos, bem como na autonomia de bateria. Graças à utilização de novos processadores e do Windows 11, os Surface estão ainda melhores.

Mais poder, mais personalização, a mesma versatilidade nos Surface Pro 9

Microsoft Surface Pro 9

O Microsoft Surface Pro 9 é um ultra portátil "tudo-em-um", segundo a própria fabricante. Tem novos processadores e conetividade 5G de alta velocidade entre as suas opções, e é impossível ficar indiferente aos novos esquemas de cor e respetivo design geral.

Há, assim, pelo menos quatro pontos-chave, ou áreas de melhoria que importa ficar a conhecer:

1. Versatilidade e imersão do tablet híbrido da Microsoft

Microsoft Surface Pro 9

O novo Surface Pro 9 com Windows 11 apresenta-se perfeito para streaming e download de programas e apps na loja da Microsoft, agora com acesso à loja de aplicativos da Amazon. De igual modo, também podem jogar e aproveitar o Xbox Game Pass Ultimate.

O entretenimento foi, com efeito, um dos aspetos mais destacados durante a apresentação deste produto que, para além de uma plataforma de trabalho, está cada vez melhor também para diversão.

2. Portátil Windows 11 de alto desempenho para 2022

Microsoft Surface Pro 9

O Microsoft Surface Pro 9 está mais poderoso que nunca graças aos novos processadores disponíveis este ano. A saber, temos os poderosos processadores Intel12th Gen, a mais recente geração de chipsets da Intel.

Estão já construídos na plataforma Intel Evo 5 ou Microsoft SQ 3 muito mais rápido com tecnologia Qualcomm Snapdragon. Há, assim, uma disponibilidade dupla de processadores Intel de 12.ª geração e chipsets ARM da Qualcomm.

3. Mais conetividade e melhor autonomia de bateria nos Surface Pro 9

Microsoft Surface Pro 9

O novo Microsoft Surface Pro 9 com chipset Microsoft SQ 3, dotado da tecnologia Qualcomm Snapdragon, entrega agora a ligação 5G de alta velocidade aos utilizadores.

Para além disso, e possivelmente ainda mais importante, é a maior duração da bateria para um uso padrão. Ademais, temos também a promessa levar as chamadas de vídeo para o próximo nível com o Windows Studio.

Microsoft Surface Pro 9

Na prática, esta tecnologia é alimentada pela unidade de processamento neural. Permite-nos desfrutar de recursos aprimorados de câmara e áudio, como Automatic Framing, Eye Contatct, foco de voz e desfoque de fundo de retrato para atualizar chamadas cara a cara sem atrasos ou lag.

4. Personalização com cor, padrões e materiais para os Surface Pro 9

Microsoft Surface Pro 9

Podemos agora tornar o Surface Pro 9 verdadeiramente nosso. Um reflexo do nosso estilo e preferências pessoais com uma variedade de cores vibrantes para a nova geração de portáteis híbridos de última geração.

Somos agora convidados a misturar e combinar com um teclado de assinatura do Surface Pro no novo Sapphire e Forest.

Microsoft Surface Pro 9

Estes acabamentos são feitos com material Alcântara de base biológica contendo pelo menos 12% de conteúdo renovável, derivado de resíduos de cana-de-açúcar.

Para 2022, a Microsoft esmerou-se na diferenciação dos seus produtos e em nenhum isso é tão visível como nos Surface Pro 9. É o produto que vamos levar para o escritório, o portátil para Universidade, ou mesmo para a escola.

Foi aqui que repousou a grande tónica da apresentação, sem menosprezar os incrementos de desempenho, autonomia e melhorias gerais do ecrã, entre outros aspetos técnicos.

Especificações principais do Microsoft Surface Pro 9

Microsoft Surface Pro 9

Sistema operativo:

  • Surface Pro9: Windows 11Home
  • Surface Pro 9 com5G: Windows 11 Home
  • Surface Pro 9for Business: Windows 10 Pro ou Windows 11 Pro
  • Surface Pro 9 com 5G para Business: Windows 11 Pro

Dimensões e peso:

  • Peso de 879 gramas
  • Dimensões: 11,3” x 8,2” x 0,37”

Cores e exterior:

  • Platinum, Graphite, Sapphire, Forest

Ecrã:

  • Dimensões: 13” PixelSense Flow Display
  • Resolução: 2880 X 1920 (267 PPI) até 120 Hz
  • Aspeto: 3:2, Dolby Vision IQ
  • Proteção: Gorilla Glass 5 da Corning

Processador:

  • Chipset de12th Gen Intel Core i5-1235U
  • Chipset de 12th Gen Intel Core i7-1255U

Memória:

  • 8 GB,16 GB,32 GB (LPDDR5 RAM)

Armazenamento:

  • 128 GB, 256 GB, 512 GB, 1 TB

Bateria:

  • até 15,5 horas de uso típico - versão sem 5G
  • até 19 horas de uso típico - versão com 5G

Preço e disponibilidade

O Microsoft Surface Pro 9 chega a Portugal a 8 de novembro com um preço que começa nos 1329 €.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.