Ao efetuar uma compra através dos links deste artigo, o 4gnews pode ganhar uma comissão. Conheça o nosso processo de seleção de produtos.

Sony WF-1000XM4 Review: qualidade de som e cancelamento de ruído sem par

Bruno Coelho

Os reis voltaram. Que é como quem diz, a Sony renovou finalmente a sua linha de auriculares topo de gama. Os novos Sony WF-1000XM4 chegam ao mercado com tudo para conquistar para quem quer aqueles que são provavelmente os melhores auriculares Bluetooth que já testamos.

Qualidade de som, cancelamento de ruído e autonomia assinalável são os pergaminhos de uns auriculares que mudaram de design e corrigiram praticamente todas as falhas dos antecessores. Neste artigo conto-te a minha opinião sobre os mesmos após duas semanas de utilização.

Sony

Pontos fortes dos Sony WF-1000XM4

  • Qualidade sonora acima da concorrência
  • Cancelamento de ruído de qualidade para o tamanho
  • Boa autonomia num corpo compacto
  • App com bastante personalização

Pontos fracos dos Sony WF-1000XM4

  • Falta de Bluetooth multiponto

Primeiras impressões

Assim que retiramos estes auriculares da caixa, vemos que a Sony melhorou um dos grandes defeitos dos seus antecessores: o design. O estojo de carregamento diminuiu bastante e já se aguenta “em pé”.

Quando ao design dos auriculares, ficou mais discreto e amigo de orelhas pequenas. Conta com almofadas de esponja, o que acaba por torná-los mais confortáveis, e certamente ajuda a um melhor cancelamento passivo do ruído. As cores e perfil discreto, tornam-nos bastante aprazíveis ao olhar.

sony

Qualidade sonora de topo

Por mais características pomposas que estes auriculares possam ter, como o Áudio 360, o que interessa é a qualidade sonora em utilização diária. E posso dizer-te que são o produto desta categoria com a melhor qualidade de som para ouvir música que já testei.

Se gostas de graves profundos, eles estão lá na medida certa. Mas a Sony não esqueceu dos médios e agudos, proporcionando uma bela distinção dos instrumentos. Algo que consegues ver em muito poucos concorrentes. E se algo não estiver ao teu gosto, o equalizador na app vai fazer com que tal aconteça.

A qualidade de chamadas ainda tem margem de progressão

Quem usa diariamente uns auriculares destes, vai certamente acabar por fazer chamadas com eles. Posso dizer-te que a outra pessoa te vai ouvir com alguma clareza, havendo a possibilidade de ativar uma funcionalidade na app para a tua voz ficar mais pronunciada.

sony

No entanto, para uns auriculares que custam 280 € em Portugal, este ainda não é um dos seus pontos fortes. Notam-se melhorias face à anterior geração, mas ainda existe neste ponto margem de progressão para a Sony.

Cancelamento de ruído sem par

Em primeiro lugar, é bom ter algo em consideração quando falamos de cancelamento de ruído nuns auriculares: o tamanho não faz milagres. Nunca vais ter a experiência de isolamento que tens nuns auscultadores, como os fantásticos Sony WH-1000XM4.

Mas para uns auriculares, o cancelamento de ruído deste modelo é de qualidade e o melhor que já testei. Podes personalizá-lo na app, e deves escolher bem as almofadas entre os três tamanhos, já que isso também fará influência nesta funcionalidade.

Uma palavra importante para o modo de transparência que ativas em contrário ao cancelamento de ruído. Este deixa-te ouvir melhor o teu redor, e não se nota a "robotização" no áudio de alguns concorrentes.

sony

Como já te disse acima, o conforto nestes auriculares melhorou imenso face aos antecessores. Mas esta é provavelmente a parte mais subjetiva, já que muita gente prefere outro tipo de perfil de auricular.

Autonomia de qualidade para o dia inteiro

A Sony promete 8 horas de autonomia com cancelamento ruído ligado, ou 12 horas com este desligado. Pela minha experiência, estes duraram facilmente um dia de trabalho sem ir à carga.

Assim que tal for preciso, estes demoram em torno de uma hora e meia a carregar na sua porta USB-C. É bom referir que também podem ser carregados sem fios, em qualquer carregador universal Qi. Algo que os antecessores também não tinham.

É importante tem em conta que suportam áudio de alta definição LDAC, e contam com DSEE Extreme que promete melhorar a qualidade de ficheiros digitais comprimidos em tempo real.

sony

Speak-to-chat é uma boa adição, mas pode atrapalhar

Outro pormenor interessante é a funcionalidade Speak-to-Chat, que podes ativar na app e o modo de transparência ativa-se para que facilmente fales com alguém sem tirar os auriculares. Acabei por desativar este modo, pois ativa-se facilmente se tossir.

Outro pormenor a ter em conta que é que têm compatibilidade com Google Assistant e Amazon Alexa. Facilmente podes configurar na app a tua assistente virtual preferida e começar a usar.

Muitos de nós vemos filmes ou séries no tablet, smartphone ou computador. Independentemente do dispositivo, não notei nenhum tipo de arrasto, sendo uma experiência de qualidade.

Certificação IPX4 torna-os ótimos para desporto

Têm certificação IPX4, que os protege contra salpicos e suor. Mas como sempre, todo o cuidado é pouco. Os controlos por toque podem ser totalmente personalizados na app para ativares o que mais gostares. Usei-os durante uma corrida, e não tive a sensação de que fossem cair, sendo esse mais um ponto positivo.

sony

Uma palavra ainda para a caixa em que são vendidos, que se afirma como sustentável. E dentro desta o espaço foi bem distribuído com as almofadas, os auriculares, o estojo de carregamento e um cabo USB-A para USB-C.

Bluetooth multiponto devia ser obrigatória por este preço

O grande defeito a apontar é a falta de ligação multiponto. Isto significa que sempre que quiseres mudar de dispositivo, estes não o fazem de forma inteligente. Não precisas de desemparelhar no anterior, mas tens de o ligar sempre nas definições Bluetooth do equipamento para o qual vais mudar.

Se qualidade de áudio é a prioridade, são a escolha certa

Por 280 €, os Sony WF-1000MX4 são os auriculares certos para quem se preocupa com mais importante: qualidade de áudio acima dos concorrentes. Este é o grande pergaminho destes Sony, e se é a tua prioridade, são a escolha certa.

sony

É bom referir o cancelamento de ruído acima da média, e a bateria que não desilude mesmo numa utilização o dia inteiro. Ficam bem em qualquer ouvido, e podes personalizar todos os seus detalhes na app disponível para Android e iOS.

Sabe mais sobre preços e envios dos Sony WF-1000XM4 na Amazon de Espanha

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.