Microsoft prepara a próxima grande atualização para o Windows 11

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os utilizadores de computadores Windows terão que esperar mais alguns meses para descobrir as novidades a serem preparadas pela Microsoft. Com efeito, de acordo com os mais recentes rumores, a próxima grande atualização do sistema Windows 11 estará pronta em maio de 2022.

Isto significa, portanto, que as novidades devem chegar ao público geral durante o próximo verão, distribuídas de forma gradual e faseada por lotes / regiões. As informações não são oficiais, mas sim baseadas nos relatos compilados pelo portal Windows Central, pelo que a sua fiabilidade é digna de nota.

A próxima atualização "grande" chega no verão ao Windows 11

Microsoft Windows 11

A mais recente versão do sistema operativo da Microsoft, o Windows 11, não é propriamente um capítulo revolucionário na história da plataforma de computação mais popular do mundo. Tem, sim, vários aspetos aperfeiçoados, a remoção de funções obsoletas do Windows 10 e facilita simultaneamente a entrada de novos utilizadores neste sistema operativo.

Por outro lado, para os utilizadores mais atentos, o Windows 11 não acrescenta - com as devidas exceções - funcionalidades incríveis, ou que mudem a forma como usamos o computador. Está melhor, mais rápido, tira melhor proveito das especificações técnicas do computador e a linguagem visual está agradavelmente simplificada.

Há, contudo, espaço para melhoria e a própria Microsoft está ciente de tal. Desse modo, a próxima grande atualização, nas palavras da Windows Central, estará pronta em maio (o desenvolvimento). A distribuição ocorrerá, posteriormente, ao longo do verão que nos espera este ano.

Aguardamos pela versão 22H2 com o nome de código "Sun Valley 2"

Microsoft Windows 11

Em causa está a versão 22H2 com o nome de código "Sun Valley 2" (nome interno). Não há, todavia, informações concretas sobre o leque de novidades a serem introduzidas pelo novo software para além das atualizações para as apps nativas do sistema Windows 11.

Entre estas contam-se as aplicações Notepad (bloco de notas), bem com o Groove Music, ambas com melhorias já disponíveis nas versões de preview para os mais interessados. Aos interessados recomendamos a adesão ao programa "Insider" da Microsoft.

As demais novidades do Sun Valley 2 fazem-se esperar, mas podemos adivinhar o suporte nativo do Windows 11 para as aplicações Android. Algo que permitirá aos utilizadores instalar os APK das apps Android e desfrutar das mesmas nos respetivos computadores.

Em síntese, está tudo em aberto de momento no que concerne ao escopo das novidades a chegar no verão. Temos sim, uma janela temporal definida para uma das atualizações mais esperadas para esta nova versão do sistema operativo da Microsoft.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.