Microsoft pode lançar em breve o seu próprio chip IA, mas não vai deixar a NVIDIA

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Na próxima conferência para programadores, a Microsoft pode revelar ao mundo o seu próprio chip de Inteligência Artificial.

Mas ainda que passe a ter este trunfo na mão, a Microsoft não vai deixar de usar componentes da NVIDIA.

Dificuldades da NVIDIA, abrem caminho para chip IA da Microsoft

imagem alusiva à tecnologia de Inteligência Artificial
A Microsoft pode apresentar em breve o seu chip de Inteligência Artificial Crédito@GerdAltamann/Pixabay

De 14 a 17 de novembro, tem lugar em Seattle, EUA, a conferência para programadores da Microsoft. E as expetativas estão bastante altas para este acontecimento, tudo porque nesta ocasião a empresa pode apresentar o seu chip de Inteligência Artificial.

Com o aparecimento desta tecnologia, tem havido uma maior procura por GPU da NIVIDIA e este fabricante está, atualmente, com dificuldades em responder a tantas solicitações.

Mas as dificuldades de uns são as oportunidades de outros e, perante este cenário, a Microsoft resolveu desenvolver o seu próprio chip de Inteligência Artificial para que possa continuar o seu trabalho nesta área sem depender de terceiros.

Com o seu chip IA, Microsoft pode competir com Amazon e Google

De acordo com o site The Information, ainda que tenha o seu próprio chip IA, a Microsoft vai continuar a adquirir componentes à NVIDIA. Mas especificamente, as GPUs deste fabricante vão seguir para os servidores de data center e para os recursos de Inteligência Artificial nas aplicações de produtividade.

Por outro lado, se a Microsoft tiver o seu próprio chip de Inteligência Artificial poderá competir de igual para igual com algumas das suas principais concorrentes.

Recorde-se que tanto a Amazon como a Google já desenvolveram e utilizam os seus próprios chips de Inteligência Artificial.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt