Estudantes portugueses vencem primeiro prémio da Amazon com chatbot IA

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Amazon acaba de anunciar os vencedores do seu desafio Alexa Prize TaskBot Challenge 2.

Na edição deste ano, o primeiro prémio seguiu para os estudantes portugueses da Nova FCT que criaram um chatbot, baseado em Inteligência Artificial, que integra linguagem e vídeo.

Objetivo da Amazon é que a Alexa tenha uma comunicação mais eficiente

A equipa do departamento de informática da Nova FCT foi a grande vencedora do desafio Alexa Prize TaskBot Challenge 2 da Amazon. Na edição do ano passado, os portugueses ficaram em segundo lugar, mas este ano conseguiram alcançar o primeiro lugar do pódio com o seu chatbot baseado em Inteligência Artificial.

O Alexa Prize TaskBot Challenge 2 é uma competição universitária que pede aos estudantes de todo o mundo que resolvam um dos problemas mais difíceis da IA conversacional: criar experiências de IA conversacional que respondam às necessidades dos utilizadores em constante mudança, enquanto concluem tarefas complexas.

equipa NOVA FCT
Equipa NOVA FCT Crédito@NovaFCT

A expetativa é que o TaskBot, agente de conversação da Alexa, tenha uma comunicação eficaz e seja capaz de guiar o utilizador na execução de tarefas manuais, desde cozinhar a pintar quadros, por exemplo.

Os estudantes portugueses criaram uma solução multimodal avançada que recorre a técnicas de processamento de modelos de linguagem para comunicar com os utilizadores. O chatbot conversa com o utilizador, ajudando este a concretizar tarefas específicas. Mais: responde também a perguntas sobre conteúdo audiovisual (vídeos).

“Os diálogos do utilizador no Alexa TaskBot são únicos e lançam uma nova luz sobre a execução de tarefas manuais”, esclareceu Rafael Ferreira, líder da equipa vencedora da NOVA FCT. “Aproveitamos estes diálogos e aprendemos que o uso da nossa solução permitiu-nos orientar as conversas de uma forma mais contextual e perspicaz.”

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt