Microsoft lança Secure Future Initiative: mais segurança online com IA à mistura

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft anunciou a Secure Future Initiative (SFI). Trata-se de uma medida inovadora que visa remodelar o panorama da cibersegurança global. A iniciativa vai trazer a implementação de tecnologias de inteligência artificial para defesa online. Também haverá avanços na engenharia de software e a promoção de normas internacionais para proteção no mundo digital.

O Centro de Inteligência de Ameaças e o Centro de Análise de Ameaças da Microsoft vão desenvolver ferramentas de IA que detetam, mas também desconstroem as ameaças digitais. Dessa forma, proporcionam aos clientes uma análise e resposta rápidas e eficazes.

microsoft

Security Copilot é exemplo dos avanços da Microsoft

O Microsoft Security Copilot surge como um exemplo emblemático deste avanço. Este utiliza modelos de linguagem e segurança para auxiliar profissionais na interpretação de dados complexos e na aceleração da resposta a incidentes, atuando como uma extensão da inteligência e capacidade humana.

A Microsoft reimaginou o seu Security Development Lifecycle (SDL) para a nova era da IA, com a introdução do "SDL dinâmico". Esta nova metodologia promete integrar de forma contínua e sistemática as medidas de segurança no ciclo de vida do desenvolvimento de software, combatendo as ameaças emergentes em tempo real.

O anúncio inclui também um compromisso para o próximo ano que permitirá aos clientes da Microsoft fortalecer as suas práticas de segurança através das configurações padrão mais robustas para autenticação de vários fatores. Esta medida pretende dar passo decisivo frente ao aumento exponencial de ataques baseados na identidade.

A Microsoft entende que sem a aplicação efetiva de normas internacionais, os esforços em IA e engenharia de software podem ser insuficientes. É por isso que, ao reiteirar o seu apoio aos princípios estabelecidos na Convenção de Genebra digital, a empresa apela por uma união mais coesa e determinada entre governos, setor privado e a sociedade civil para a promoção de um ciberespaço seguro para civis e infraestruturas críticas.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.