A Microsoft vai lançar uma função de ajuste ocular, exclusivamente para o Surface Pro X. Esta função virá com a atualização Windows 10 Insider Preview Build 20175, onde eventualmente terá um lançamento mais abrangente, numa versão estável do sistema operativo.
Esta função é bizarra mas consiste essencialmente em corrigir o contacto visual do utilizador durante as vídeo-chamadas. Caso o utilizador desvie o seu olhar durante a chamada, a funcionalidade irá corrigir automaticamente, fazendo com que o utilizador mantenha o contacto visual.
A Microsoft afirma que este ajuste ocular funciona através de Inteligência Artificial. A mesma foi programada no processador próprio da Microsoft, o SQ1. Este processador, baseado na arquitectura ARM, faz parte de uma aposta da Microsoft para lançar equipamentos com processadores próprios, à semelhança do que a Apple está a fazer.
Não dependendo da Intel ou AMD, a Microsoft aparente ter mais controlo sobre as funcionalidades nativas ao sistema operativo. Caso a empresa pretenda implementar mais funções no futuro, será certamente ver como é que a Microsoft irá mudar o Windows no futuro.
O ajuste ocular vai funcionar com a maioria das apps que usam câmara
De acordo com a Microsoft, a funcionalidade é compatível com o Zoom, Skype, Google Meet, Microsoft Teams e presumidamente qualquer app que faça uso da câmara frontal. Contudo, é necessário que o Surface Pro X esteja em modo paisagem pois não funciona na vertical, ou modo retrato.
Entretanto, a Apple tem trabalhado numa função semelhante, intitulada de "FaceTime Attention Correction". Supostamente, esta funcionalidade irá aparecer no iOS 14.
Editores 4gnews recomendam:
- LG lança monitor gaming único no mundo que vais querer na tua secretária
- Huawei Mate 40 e Mate 40 Pro: já sabemos com serão as suas câmaras frontais!
- Rocket League vai ser grátis para PC em breve! Sabe os detalhes