A Inteligência Artificial (IA) pode, um dia, revolucionar a indústria de jogos. E a Microsoft já percebeu isso e parece estar dando os primeiros passos na direção de aplicar a tecnologia no desenvolvimento dos seus jogos. A empresa está efetivamente à procura de especialistas em IA para a sua divisão de jogos.
"Oportunidades para novas experiências de jogadores"
Segundo informações da página Windows Latest, a Microsoft fez um anúncio recente para uma vaga de trabalho intitulada “Diretor Sénior, Ciências Aplicadas, IA de Jogos”. A descrição do trabalho destaca:
Esta função irá gerir uma equipa de cientistas de dados que desenvolvem novos modelos básicos e de deep learning para atender às necessidades dos jogos. A função conectará equipas de estúdios de jogos e serviços de plataforma, co-criando oportunidades para novas experiências de jogadores com desenvolvimentos em IA e machine learning, para dar vida à próxima geração de experiências de plataforma e jogos.
As informações não são muitas, mas já abrem espaço para algumas suposições que parecem fazer sentido. O anúncio menciona, por exemplo, “equipas em estúdios de jogos”. Logo, a expetativa é de que a Activision Blizzard pode ser um dos estúdios a terem implantação de IA.
Como pode a IA impactar os jogos?
Outro ponto que não ficou claro no anúncio é sobre como a IA será utilizada no desenvolvimento dos jogos e como poderá proporcionar essa nova experiência aos jogadores. Contudo, uma boa suposição seria a criação de NPCs (personagens não jogáveis, na sigla em inglês) alimentados por IA. A Nvidia, inclusive, está a fazer algo semelhante com a sua tecnologia de desenvolvimento de jogos.
A geração de conteúdo dinâmico para os jogadores e que responda às suas escolhas no jogo também poderia ser uma opção. Ainda não há previsão para lançamento de jogos com IA integrada.