Microsoft descontinuará a aplicação da Cortana para Android e iOS

Carlos Oliveira
Comentar

Em comunicado no site de suporte da Microsoft para o Reino Unido, a empresa anuncia o fim da aplicação da Cortana para o Android e iOS. Esta medida terá efeitos práticos a partir do dia 31 de janeiro de 2020.

Num breve comunicado, a Microsoft revela que a aplicação da Cortana irá desaparecer no Reino Unido, Canadá e Austrália. Não sabemos se, ou quando, outros mercados irão também perder o acesso à sua assistente pessoal.

Cortana

Cortana passará a estar disponível no Microsoft 365

Na mesma nota, a Microsoft revela que a Cortana passará a estar integrada no pacote de serviços Microsoft 365. Ademais, é referido que a Cortana deixará de marcar presença no Microsoft Launcher.

Tomada esta decisão, a Cortana passará a estar disponível apenas no Windows. Já o seu serviço de lembretes, listas e tarefas passará para a alçada da aplicação Microsoft To Do, que poderá ser instalada em qualquer smartphone Android ou iOS.

Microsoft já admitiu que a Cortana não consegue competir com a Assistente Google ou Alexa

A decisão de remover a aplicação da Cortana do Android e iOS parece ser o "atirar de toalha ao chão" da parte da Microsoft. E podemos dizer que é precisamente isso que aconteceu, porém, não é nenhuma surpresa.

No início do ano, Satya Nadella, CEO da Microsoft, referiu que a empresa já não via a Cortana como uma concorrente à Assistente Google e Alexa. Estas duas últimas assistentes têm dominado o seu nicho de mercado com larga vantagem sobre a Cortana.

A Cortana havia chegado às plataformas móveis em dezembro de 2015 com o intuito de criar uma maior simbiose entre o Windows 10 e os smartphones Android e iOS. Atualmente, a empresa possui outras ferramentas que podem fazer o mesmo e a clara desvantagem face aos produtos da Google e Amazon contribuiu este desfecho.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.